qui/05/20

Aprenda a aplicar o 5s nas empresas de forma fácil

Você já viu algum empresário culpar o mercado pelos maus resultados do seu negócio? As chances para que essa resposta seja negativa são quase nulas. Isso acontece porque muitos empreendedores atribuem a responsabilidade para qualquer outra parte em vez de olhar para dentro da empresa.

A metodologia 5s nas empresas é uma maneira metodológica e profissional de diagnosticar o ambiente e combater as prioridades na prática. Algumas vezes, o que está atrapalhando nem está diretamente conectado ao produto ou serviço oferecido, mas à gestão interna. Por isso, no post de hoje ajudaremos você a implementar essa ferramenta de forma ágil e eficiente. Acompanhe!

O que é o 5s

Os 5S nas empresas é basicamente uma série de tarefas desenvolvidas para manter o ambiente corporativo organizado e engajado nos objetivos estratégicos pré definidos. Cada um dos cinco “S” está ligado a uma meta ou ação que precisa ser tomada.

O objetivo principal é que cada “S” seja parte de um fundamento para que a organização possa responder por sua atividade-fim de forma estruturada, inovadora e sistematizada.

Como o 5S nas empresas funciona

De modo geral, quando o 5S nas empresas passa a ser uma realidade, toda a performance do negócio passa a ser atingida, envolvendo comportamentos e procedimentos. Vamos mostrar agora o que cada “S” significa e como podem proporcionar as mudanças oferecidas.

Senso de utilização

O conceito por trás desse “S” é de diminuir a quantidade de utensílios e objetos que não são fundamentais para a realização das tarefas. Nesse sentido, os funcionários devem manter somente o que é necessário. O que não está em uso deve ser recolhido ou descartado de forma que só o necessário ocupe espaço. Concorda que isso ajudará a todos na hora de encontrar aquilo que é realmente primordial?

Senso de organização

Não existe uma sequência obrigatória para a aplicação da metodologia 5S nas empresas. No entanto, o senso de organização pode entrar em foco junto com o conceito de utilização, já que um completa o outro. Aqui, a palavra-chave é produtividade. Quanto mais as ferramentas e equipamentos estiverem próximos e bem organizados, mais sua empresa passa a ganhar com tempo.

Senso de limpeza

Como o 5s cuida de tarefas simples que podem fazer a diferença no cotidiano corporativo, a limpeza não poderia ficar de fora. Parece óbvio, mas adotar uma rotina de limpeza diária é importante para todas as áreas da empresa. Esse senso deve caber a todos e não somente ao gestor de uma área ou ao dono da empresa.

Senso de padronização

A padronização, que representa um desafio em todas as áreas de atuação empresarial, é também um chave para a boa estruturação de uma companhia. É ela que aumentará as chances de satisfação do cliente e a gestão dos processos e informação entre os colaboradores. Aposte em padronizar os procedimentos da empresa evitando perdas e desperdícios tanto de tempo como recursos.

Senso de autodisciplina

A autodisciplina precisa fazer parte do dia a dia de todos dentro da organização, norteando o triunfo na aplicação dos outros “S”. Isso significa que todos os empregados devem conhecer as metas ligadas à utilização, organização, padronização e limpeza. Somente a partir desse conhecimento e compromisso eles poderão cuidar para que tudo seja cumprido.

Agora que você já sabe mais sobre o 5s nas empresas, que tal avaliar se a sua liderança está sendo, de fato, eficaz? Confira o nosso artigo com os principais passos para ser um bom líder, e boa sorte na autoavaliação.

Facebook Comments

Sobre Osmar Lopes

Osmar Lopes
Osmar Lopes, atualmente CEO na empresa o Rei das Alianças, criou o blog O Sócio com o desejo de compartilhar experiências vitoriosas sobre como transformar um negócio praticamente falido em sucesso absoluto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *