seg/06/20

Aprenda a criar uma equipe de alta performance

Muitos empreendedores dividem o mesmo sonho. O fortalecimento da marca, reconhecimento do mercado e a conquista de metas por meio de uma equipe de alta performance. O desempenho da equipe tem ligação direta com o sucesso de uma empresa, afinal, se o time não tem força de vontade, o empreendimento se move com passos de formiga.

Se você deseja formar um time corporativo capacitado, precisa estar atento a algumas ações importantes, desde o modo como realiza o processo seletivo até a forma como você lidera. Quer saber mais? Continue lendo este artigo e confira nossas dicas para que você desenvolva a sua equipe em busca de resultados muito melhores.

Estruture o processo seletivo

Para início de conversa, uma equipe de alta performance depende muito da forma como a sua empresa lida com o processo seletivo. Investigue esse processo e verifique sua estrutura para garantir a qualidade dos profissionais contratados.

É importante que os critérios sejam claros, afim de filtrar os candidatos o máximo possível. Além de um currículo interessante, foque na experiência profissional. Durante o processo, certifique-se de que os valores da empresa estão sendo apresentados, bem como os objetivos do negócio.

Integre os funcionários

Após compor o time, lembre-se que o trabalho individualizado não facilita o bom nível de desempenho. Pelo contrário. Portanto, instigue os funcionários a participarem ativamente dos processos corporativos. É muito importante que eles enxerguem a empresa como um lugar confortável e acessível.

Outra dica importante é sempre eleger um “padrinho” para um funcionário novo. Ou seja, encontre um colaborador mais experiente e responsabiliza-o por enturmá-lo.

Observe as habilidades complementares

Outra característica da equipe de alta performance é sua capacidade de atuar excepcionalmente bem em diversas áreas. Isso só acontece quando o líder percebe em que atividades os componentes do grupo se destacam mais, reorganizando-os.

Aprenda a considerar quais são as competências e atitudes de cada funcionário. Valorize, sobretudo, aqueles que conseguem reconhecer oportunidades de aprimoramento e os que se sentem responsáveis pelo sucesso da organização como um todo,

Cuide da dinâmica do time

Entender a dinâmica do time é um desafio para muitos gestores. Isso acontece porque ela só se mostra uma vez que a equipe passa a trabalhar junta. A partir desse momento, aos poucos, as características do grupo vão surgindo. E o domínio dessa dinâmica que elevará a performance em direção às  conquistas.

Lembre-se de elaborar atitudes práticas de engajamento e inclusão de todos os colaboradores do time. Pense fora da caixa, seja criativo e se esforce para proporcionar momentos inspiradores, afinal, os insights mais poderosos costumam surgir em ambientes amistosos.

Elabore um programa de recompensas

Sim, um programa de recompensas pode ser a chave para estimular os trabalhadores da sua empresa. Se o caixa da empresa não puder possibilitar vantagens ligadas às finanças, mais uma vez, seja criativo. Você pode oferecer vantagens para os colaboradores que alcançarem as metas do mês, como um dia de descanso, um produto, ingressos para o cinema ou um vale-compras, por exemplo. Seja empático e trabalhe conforme as possibilidades da empresa.

Vale lembrar que uma equipe de alta performance se move conforme as habilidades da liderança. Sendo assim, alinhe o discurso e a prática. Seja um líder que motiva os funcionários e que coloca a mãos na massa toda vez que for preciso.

Por falar em equipe de alta performance, que tal descobrir como melhor o seu poder na hora de negociar? Temos um post específico sobre esse assunto. Confira agora mesmo.

Facebook Comments

Sobre Osmar Lopes

Osmar Lopes
Osmar Lopes, atualmente CEO na empresa o Rei das Alianças, criou o blog O Sócio com o desejo de compartilhar experiências vitoriosas sobre como transformar um negócio praticamente falido em sucesso absoluto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *