seg/06/20

As principais características de um empreendedor

Por trás de todas as empresas nacionais e multinacionais que se destacam no mercado há um gestor excelente. Empreender não é uma tarefa fácil e exige uma série de habilidades e requisitos. No post de hoje, vamos falar sobre as principais características de um empreendedor.  Continue acompanhando e descubra o que é preciso para ter sucesso nessa empreitada.

O que é ser empreendedor?

Ter uma ideia de negócio não basta. Tampouco ter capital no bolso para investir. O sucesso de uma empresa está ligado ao perfil do empresário.

Um bom empreendedor é aquele que dá os primeiros passos, enxerga as demandas antecipadamente e consegue se adiantar diante do mercado. O ato de empreender tem a ver com lidar com incertezas e manter o otimismo com coragem para aceitar riscos e protagonizar.

Algumas empresas começaram em garagens, imóveis alugados, com o próprio empreendedor colocando a mão na massa. Com muita persistência, diante de um mercado constantemente competitivo, elas foram crescendo aos poucos e ganhando seus clientes com a qualidade e inovação de seus produtos.

A seguir, vamos falar melhor sobre as atribuições mais importantes na construção do perfil de um empresário bem sucedido. Continue a leitura.

Quais são as principais características de um empreendedor?

Atenção às oportunidades

O profissional que abre uma empresa deve correr atrás de oportunidades de negócios com constância. Estar sempre antenado ao mercado de atuação é essencial, assim como pesquisar o comportamento do consumidor em busca de entender as necessidades reais.

Coragem para se arriscar

O empreendedor que tem medo de se arriscar certamente perderá muitas chances de crescer. Ter coragem é uma característica vital para quem tem uma empresa. No entanto, é importante  perceber que correr riscos não é o mesmo que correr perigo.

Um empresário corre perigo quando toma uma atitude sem as informações necessárias. Caso esteja embasado, pode fazer escolhas complexas com risco calculado.

Espírito de liderança

O empreendedor precisa se ver como o líder em sua empresa. Para além disso, é necessário que ele entenda qual o comportamento que cabe a ele no posto de liderança.

Uma equipe de liderados precisa ser cativada e não apenas subordinada. Assim, o empreendedor deve não apenas saber como falar bem, mas também ser um bom ouvinte, estimulando a equipe e motivando-a.

Capacidade de planejar

Um bom profissional e líder prioriza o planejamento para se assegurar de traçar objetivos claros, e conquistá-los. Procure saber onde você quer chegar e o que é necessário fazer para alcançar esse lugar.

A criação de planos de ação prevê o monitoramento, correção e revisão, pressupondo uma verificação das melhores opções para alcançar seus objetivos determinados.

Rede de contatos

Por último e não menos importante, uma das principais características de um empreendedor é manter uma rede de contatos. Participar de eventos e feiras relacionadas ao serviço ou produto oferecido é crucial para o estreitamento de laços e parcerias.

Um empresário visionário precisa ter foco, persistência, coragem, acreditar em si, em seu potencial e em sua equipe. É importante buscar a inovação, tratar os clientes com muito respeito e se manter aberto para ouvir opiniões e filtrar o que é importante.

Como você deve ter visto, foco e perseverança são uma das principais características de um empreendedor. Se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre o poder da negociação, clique aqui e leia outro post!

Facebook Comments

Sobre Osmar Lopes

Osmar Lopes
Osmar Lopes, atualmente CEO na empresa o Rei das Alianças, criou o blog O Sócio com o desejo de compartilhar experiências vitoriosas sobre como transformar um negócio praticamente falido em sucesso absoluto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *