seg/11/19
Notícias de Última Hora

Coaching empresarial vale a pena em PMEs?

É quase impossível que você nunca tenha ouvido falar sobre coaching empresarial. Faz algum tempo que a palavra “coaching” tem estado na moda, no entanto, muitos empresários atribuem esse tipo de mentoria para diretores de empresa melhor estabelecidos.

Começo este artigo quebrando essa falsa verdade. O coaching empresarial é possível para pequenas empresas, sim! É por meio dele que os empreendedores podem obter melhor visão de futuro, definindo e organizando suas metas e planejamentos.

Estou falando de um retorno muito satisfatório, e lucratividade. Quer entender mais sobre essa relação? Então continue acompanhando!

Quem é o coach empresarial?

O bom coach empresarial é aquele que está focado em aperfeiçoar as habilidades do contratante, seja ele um empreendedor, comerciante, empresário, ou até mesmo autônomo. Ele está preocupado em alavancar a carreira do profissional, trazendo benefícios por meio de treinamentos e atividades práticas.

Se eu pudesse colocar os objetivos desse trabalho em uma lista, diria que a melhoria da performance mantém ligação com os seguintes pontos:

  • evolução pessoal e profissional;
  • alcance de metas;
  • gerenciamento eficiente do tempo (pessoal e profissional);
  • autoconhecimento;
  • liderança.

Nada disso é conquistado do dia pra noite. O processo é desenvolvido por meio de sessões em que os executivos trabalham, dentro de uma frequência estabelecida, os quesitos trazidos pelo coach.

Como em uma sessão de análise, boa parte do trabalho costuma ser conduzida por perguntas, respostas e propostas de reflexão.

Nada precisa ser complicado. O coach precisa inspirar os empresários a liderar de modo eficiente. Para tal, ele precisará conhecer os desafios do contratante e encontrar os recursos com os quais o próprio executivo vencerá tais limitações.

O que o empresário ganha com o coaching empresarial?

Falei disso acima, mas agora é o momento de listar e aprofundar um pouco mais sobre os benefícios que a sua empresa poderá alcançar com esse serviço.

Liderança motivadora

Quando um líder passa por um bom treinamento no processo de coaching empresarial ele está pronto para motivar os colaboradores, inspirando mais produtividade.

Otimização de processos

Você sabia que o coach ajuda os empresários a otimizar seus processos de forma prática? Pois é. O ideal é produzir mais e melhor. Para tal, serão implementadas as mudanças necessárias.

Identificação de desafios

A visão ampla é desenvolvida nas sessões para que o empreendedor aprenda como identificar problemas e solucioná-los.

Planejamento e estratégia

A mentoria também ajudar líderes a criar estratégias para a empresa, com base em metas e objetivos reais.

Desenvolvimento de habilidades e competências

Outro trabalho muito comentado no serviço de coaching é o aperfeiçoamento das habilidades e competências mais relevantes para os empresários.

Tomada de decisão

Por fim, o coach ajuda o contratante a entender seu poder de escolha. A análise de cenários é um ponto fundamental para a tomada de decisões, e é trabalhado no processo.

Quando procurar o coaching empresarial?

A reeducação empresarial deve ser contínua. No entanto, se o empresário está com muita dificuldade para alcançar os resultados esperados, já está em sinal amarelo quase vermelho.

Alguns sinais que de que o negócio vai mal são:

  • o empresário compromete a qualidade de vida e o bem estar da família se dedicando para o negócio mais do que o desejado;
  • o empresário tem uma equipe descompromissada;
  • o empresário não sabe como fazer para crescer nos negócios ou diversificar os investimentos.

Mas ainda existem vários outros pontos em que o coaching empresarial se faz importante dentro da empresa. E eu, sinceramente, espero que você possa reconhecer sua necessidade e buscar solução para a raiz dos seus problemas.

Quer conhecer meu trabalho como coaching? Vamos bater um papo. Entre em contato pelo osmar@osocio.com.br.

Facebook Comments

Sobre Osmar Lopes

Osmar Lopes
Osmar Lopes, atualmente CEO na empresa o Rei das Alianças, criou o blog O Sócio com o desejo de compartilhar experiências vitoriosas sobre como transformar um negócio praticamente falido em sucesso absoluto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *