ter/07/20
Notícias de Última Hora
Como começar um negócio do zero

Como começar um negócio do zero

A onda de profissionais abrindo empresas em iniciativas únicas tem se mantido. No entanto, a instabilidade político econômica no país tem aumentado, fazendo com que novos empresários não tenham muito para investir. Hoje, vou compartilhar com vocês 5 dicas sobre como começar um negócio do zero. Acompanhe!

1. Estude seu mercado

Depois que você tem uma ideia do que quer fazer, o passo seguinte precisa ser uma análise do mercado. Na verdade, esse estudo ajudará você a moldar sua principal ideia de negócio. Antes de abrir sua empresa, o ideal é que você chegue o mais perto possível de se tornar um especialista no assunto do seu específico mercado de interesse.

Se o mercado parecer muito competitivo, busque se diferenciar em vez de se desmotivar. Além disso, estude os seus concorrentes. Muita gente acredita que a Pepsi é a maior concorrente da Coca-Cola, quando a própria empresa já anunciou ser a água. Cuidado com as obviedades.

2. Calcule o investimento necessário

Quem deseja aprender como começar um negócio do zero não pode negligenciar o planejamento de gastos. Se você tem pouco dinheiro, é preciso priorizar esse estudo com foco em opções alternativas para cada etapa do negócio.

Como empreendedor, você deverá saber bem o quanto tem em mente para investir e quanto será destinado para cada setor. Calcule todos os gastos de acordo com a sua realidade. Faça o possível para se manter dentro do investimento planejado, sem gastos extras.

Vale ressaltar que é possível até mesmo começar um negócio com 100 reais. Você só precisa ter metas claras e planos de contingência.

3. Encare as burocracias

Não existe como começar um negócio do zero sem estar adequado às legalidades da sua cidade. Assim, encarar os processos burocráticos para estar no conforme das leis é essencial. Corra atrás de informações e valorize a gestão financeira. Mas caso você não saiba analisar as leis, procure ajuda com um contador ou advogado para que nada escape.

No mundo corporativo, negligências com as leis podem representar graves prejuízos. Evite surpresas indesejadas e não fuja da papelada.

4. Trace Metas

Como falei anteriormente, ter suas metas e objetivos definidos é muito importante. Estipule um número mensal de valor e atendimento desejado para que você crie um padrão motivacional durante o mês.

Seu negócio depende do seu esforço. O ritmo de produtividade não pode cair, e a determinação em mantê-lo depende das metas traçadas.

5. Não se esqueça do plano de negócios

Provavelmente você já me ouviu falar sobre esse assunto aqui no blog. Repito porque é importante. Costumo ver diversos empresários brasileiros se enveredando por áreas do comércio sem se dedicarem ao planejamento. Pouco depois, ele retornam para a estaca zero sem saber onde erraram.

Em um plano de negócios, você pensa sobre o perfil de público-alvo, possíveis parceiros de negócio, forças e fraquezas, e formas de monetização. É nessa etapa que você organiza suas ideias, arruma a casa e facilita a divulgação da sua proposta para futuros investidores.

Agora que você já sabe como começar um negócio do zero, mãos à obra! Se precisar de ajuda, entre em contato comigo para conversarmos sobre as suas ideias.

Facebook Comments

Sobre Osmar Lopes

Osmar Lopes
Osmar Lopes, atualmente CEO na empresa o Rei das Alianças, criou o blog O Sócio com o desejo de compartilhar experiências vitoriosas sobre como transformar um negócio praticamente falido em sucesso absoluto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *