seg/06/20
Como dar nome a uma empresa

Como dar nome a uma empresa? As melhores dicas

Não é pequeno o número de empresários que não sabem como dar nome a uma empresa. Na hora de fazer essa escolha, muitos empreendedores querem que a marca seja lembrada com facilidade, mas não fazem o que é preciso para ajudar os futuros clientes nesse sentido.

Não vamos negar. Definir um bom nome está bem longe de ser uma tarefa fácil. Afinal de contas, esse passo é primordial para a identidade do negócio, exigindo calma e estratégia no processo de decisão.

Se você reconhece a importância dessa etapa e não sabe como lidar com essa tarefa, separamos algumas dicas que poderão te ajudar em sua missão. Confira.

Não comece pelo mais difícil

Quem vai ao pote com desespero pode acabar dificultando o processo. Por isso, comece por um caminho básico, selecionando as palavras chave que tem a ver como o segmento no qual a sua empresa está inserida. Esse é o melhor caminho para quem quer começar. Isso porque você perceberá as palavras que giram em torno do conceito do empreendimento.

Você não precisa montar um nome completo logo de início. Trabalhe com associações e deixe o processo fluir de forma natural. Manter as sugestões anotadas em um lugar onde você possa conferir todas de uma só vez vai facilitar sua decisão.

Aposte na clareza

Um nome muito extenso ou complexo não vai ajudar em nada. Evite invenções complicadas demais. O som e a sensação que o nome da sua empresa expressam vão sugerir para o consumidor do que a sua marca se trata.

Por isso, a falta de clareza poderá ser uma pedra no seu sapato, prejudicando o processo de memorização da marca. Prefira nomes mais simples e curtos, eliminando tudo o que abrir caminho para a confusão ou associação à concorrência.

Facilite na hora de soletrar

Na hora de pensar na grafia, evite incluir letras diferentes modificando uma palavra comum do dicionário. Utilizar as letras w, y e k diferenciando a escrita original só porque são estrangeiras não é uma opção interessante para quem quer ser lembrado.

Os clientes jamais poderão ficar confusos no momento de soletrar, principalmente quando precisarem encontrar a sua empresa nas redes sociais. As exceções estão abertas para palavras completamente novas ou criadas por você.

Considere o seu público-alvo

O público-alvo da marca precisa se sentir atraído por ela. Desse modo, encare esse momento como uma estratégia de marketing. Conhecer a linguagem utilizada pelo público te ajudará a chegar no nome ideal.

Além disso, você deverá pensar em quesitos que traçam todo o perfil dos possíveis clientes, como o estilo de vida, idade, salário, instrução, princípios, etc.

Não tome essa decisão sozinho

Por mais que você seja a única pessoa do seu próprio negócio, é importante envolver outros pontos de vista nesse momento. Se você puder estar acompanhado de uma equipe produtiva e criativa, o procedimento será muito mais interessante.

Tente alinhar essa etapa com algum amigo com bom conhecimento em marketing e releve sempre a opinião de quem tem o perfil do seu cliente. Seguindo essas dicas, seu nome será um grande sucesso!

Agora que você já sabe como dar nome a uma empresa, que tal conferir nosso artigo com dicas sobre como separar a vida pessoal da vida profissional?

Facebook Comments

Sobre Osmar Lopes

Osmar Lopes
Osmar Lopes, atualmente CEO na empresa o Rei das Alianças, criou o blog O Sócio com o desejo de compartilhar experiências vitoriosas sobre como transformar um negócio praticamente falido em sucesso absoluto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *