seg/06/20
Como funciona o home office

Tire suas dúvidas sobre como funciona o home office

Com as últimas alterações provocadas pela reforma trabalhista, as pessoas passaram a procurar saber mais sobre como funciona o home office. Para além das mudanças na legislação, o cenário oscilante na economia global tem causado uma verdadeira transformação nos padrões de trabalho. Com isso essa opção passou a ser muito mais acessada no Brasil..

A rotina que quem precisa levantar muito cedo, se arrumar e lidar com o trânsito intenso ou a rotina administrativa do escritório não é mais a mesma para uma grande parte dos trabalhadores no país.

A modalidade composta por 32,5% da população economicamente ativa no mundo já é realidade para 36% das empresas brasileiras. Do total, 75,1% delas localizadas no Estado de São Paulo. Tem dúvidas sobre como funciona o home office? Então continue lendo este artigo.

O que é o trabalho home office?

Quem pensa que o conceito de home office se reserva apenas a quem trabalha da própria casa está enganado. Essa modalidade é aplicada por todos os profissionais que não precisam estar necessariamente em um único local físico para trabalhar.

De suas casas ou em lugares alternativos, como espaços para coworking (uma tendência de negócios do ano) ou cafeterias, a maioria desses profissionais são autônomos e freelancers. Mas nada de excluir o grupo de pessoas que trabalham em empresas mais flexíveis!

Vale dizer que quem está começando seu próprio empreendimento e procura uma forma de agir fora dos padrões tradicionais tem nessa modalidade uma excelentes alternativa. Além de refrescar o setor empresarial com uma nova concepção, a opção é um potente estímulo para a economia.

Quais são as vantagens do home office?

Profissionais motivados

Com o home office, o trabalhador ganha mais motivação para trabalhar, já que foge de uma série de entraves enfrentados diariamente no país. Dentre eles, podemos citar o desconforto do ambiente corporativo, o trânsito caótico e a falta de flexibilidade nos horários. Todas essas facilidades tornam qualquer pessoa mais engajada com a empresa, aumentando a produtividade.

Custos reduzidos

Outra grande vantagem da alternativa é a redução de custos, já que não há mais a necessidade de oferecer uma estação fixa de trabalho. Gastos com infraestrutura podem ser incrivelmente reduzidos, assim como o pagamento de benefícios e gastos com manutenção física. Só é importante lembrar que vale a pena ficar de olho na legislação recentemente reformada, pois ela menciona novas obrigações para o empregador que opta pelo home office

Qualidade de vida

A motivação citada anteriormente impacta diretamente na qualidade de vida. O trabalho remoto permite que o funcionário passe mais com a família, desfrute de melhor alimentação e aproveite seu tempo de uma forma muito melhor. A tranquilidade permitirá que ele produzir melhor.

Quais são as dificuldades do home office?

Como nem tudo é feito de bons momentos, o home office também não sobrevive apenas por vantagens atrativas. Essa opção conta com um lado negativo que precisa ser considerado por todo profissional que pensa em adotar as práticas remotas. Quem não está preparado para encarar esse estilo de vida, pode acabar enfrentando dificuldades como:

  • diminuição do networking;
  • aumento significativo do fluxo de trabalho;
  • pouca atualização profissional;
  • distrações com os temas domésticos;
  • isolamento social;
  • baixa produtividade por conta das distrações caseiras;
  • ambiente de trabalho confinado;
  • perda da qualidade de trabalho por conta da falta de cobrança.

Agora que você já sabe sobre como funciona o home office, que tal conhecer nossa lista com os 5 melhores aplicativos em prol do aumento de produtividade no trabalho?

Facebook Comments

Sobre Osmar Lopes

Osmar Lopes
Osmar Lopes, atualmente CEO na empresa o Rei das Alianças, criou o blog O Sócio com o desejo de compartilhar experiências vitoriosas sobre como transformar um negócio praticamente falido em sucesso absoluto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *