seg/06/20

Cuidados importantes na hora de contratar um contador

Contratar um contador é um passo essencial para qualquer empresa, sobretudo, as brasileiras. Em nosso país, a lei obriga as instituições a ter um contador. Mas a verdade é que, para muito além disso, contar com um profissional competente nessa área pode evitar dores de cabeça.

Minha experiência com esse tipo de contratação trouxe muito aprendizado. Afinal, quando podemos responsabilizar alguém pelos serviços voltados às tributações e elaboração de relatórios baseados em legislações, como empresários, conseguimos mais tempo para focar no core business da empresa.

Neste artigo, vou compartilhar com você algumas dicas que podem salvar sua parceria com a contabilidade. Está prestes a contratar um contador? Então dê uma olhada no post a seguir:

Interno ou terceirizado?

Na hora de contratar um contador, você pode optar por um profissional interno ou um terceirizado. O contador interno está alocado na empresa como funcionário responsável pela parte contábil. Por sua vez, o terceirizado prestará serviços mensais.

Se você administra um negócio grande, o contador interno é o mais recomendado. Quem fatura acima de 50 milhões tem um fluxo de trabalho gigante e precisa de agentes que respondam pela empresa, dentro da empresa. Agora, se sua empresa é menor, é possível que o volume de trabalho contábil não justifique a inclusão de um profissional específico em sua folha de pagamento. Nesse caso, terceirize.

O escritório de contabilidade está regularizado?

Se você decidiu terceirizar esse serviço, tome cuidado. Assim como há muitas empresas ótimas no mercado, há outras que podem trazer graves complicações. Sei muito bem que a maioria dos empresários pula essa parte e não se preocupa em pesquisar pela regularidade do escritório. Não cometa esse erro.

Consulte a idoneidade da instituição e cheque se o escritório selecionado atua de modo regularizado no mercado. A falta de regularização é uma margem para a falta de qualidade nos serviços prestados.

Os canais de comunicação funcionam?

Não tem nada pior do que não conseguir se comunicar com o escritório de contabilidade. Verifique se o parceiro dispõe de canais ágeis e diretos com o cliente.

O ideal é não deixar esse passo (aliás, nenhum desses) para depois. Teste antes da contratação. Tanto o tempo de resposta quanto a disponibilidade de atendimento.

Quem são os clientes do contador?

A melhor forma de saber se os serviços que esse contador ou empresa de contabilidade são de qualidade é procurando seus clientes. Isso mesmo. Vá atrás deles, puxe conversa e seja direto. Um cliente insatisfeito ou prejudicado pela assessoria vai alertar você. O cliente satisfeito reforçará a indicação.

O que está sendo acordado no contrato?

O momento de aceitação do contrato exige atenção, por mais que você tenha conseguido respostas satisfatórias nas questões anteriores. Esteja disposto a ler tudo o que está descrito no contrato prestes a ser firmado. Verifique cada cláusula e confira quais são os serviços inclusos no pacote.

Muitos empresários querem voltar atrás meses depois da contratação porque a empresa de contabilidade cobra um adicional que estava previsto no contrato assinado. Portanto, fique de olhos bem abertos.

Acredito que se você seguir essas dicas, fará uma contratação muito mais segura. Vale lembrar que todo empresário deve conhecer o mínimo sobre os tributos e encargos que incidem na atividade da empresa, por mais que haja um contador contratado.

Solicite à empresa contábil, periodicamente, tanto a certidão negativa dos principais órgãos quanto um balancete. Ah, e não deixe de acordar em contrato reuniões com os profissionais que cuidaram da saúde contábil do seu negócio!

E você? Já passou pela fase onde precisou contratar um contador? Tem uma dica além das que eu mencionei neste artigo? Deixe um comentário!

Facebook Comments

Sobre Osmar Lopes

Osmar Lopes
Osmar Lopes, atualmente CEO na empresa o Rei das Alianças, criou o blog O Sócio com o desejo de compartilhar experiências vitoriosas sobre como transformar um negócio praticamente falido em sucesso absoluto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *