sex/09/23

Empreendedorismo digital: o que é e como atuar

Você já imaginou administrando seu próprio negócio e, ao mesmo tempo, garantindo um tempo de qualidade com a família? Parece inalcançável? Bom, a boa notícia é que o empreendedorismo digital torna isso possível. A má notícia é que muitos empreendedores não fazem ideia de que isso é possível.

No artigo de hoje, vou falar um pouco mais sobre esse modelo de negócio, abordando vantagens e o como você pode fazer para começar. Vamos lá?

O que é empreendedorismo digital?

Na moda entre o público jovem, o empreendedorismo digital tem a ver com criar um negócio na Internet. Trata-se de comercializar produtos ou serviços online sem ter necessariamente um espaço físico. Por exemplo, você pode ter um:

  • curso online;
  • blog;
  • e-commerce;
  • canal no YouTube;
  • soluções tecnológicas em geral.

Um das grandes vantagens desse formato de negócio é que não é preciso ter muito dinheiro para começar. Sem falar que o empreendedor tem a vantagem de poder trabalhar onde e quando quiser.

Como ser um empreendedor online?

Existem várias maneiras de se avançar no empreendedorismo digital. Hoje vou apresentar as alternativas mais comuns do mercado para te mostrar o quão extensa é a gama de possibilidades.

Caso queira que eu aprofunde em alguma dessas opções, você pode deixar um comentário logo abaixo e posso criar um artigo especialmente sobre o assunto. Acompanhe.

1. E-commerce

Já falei algumas vezes no blog sobre como uma loja virtual pode ser aberta em poucos passos, e que pode ser uma chave para o seu melhor momento profissional.

Realizado apenas no ambiente online, o e-commerce nada mais é do que a loja física transportada para a Internet. Trata-se de encontrar seu público-alvo online e vender produtos que serão entregues em suas casas. O mercado possui diversas opções para quem está começando. Além disso, você pode apostar no marketing digital para iniciantes para fazer seu negócio bombar.

2. Produção de conteúdo

O produtor de conteúdo web é aquele que cria produtos digitais que serão consumidos online. Isso mesmo. Ebooks, videoaulas, podcasts, etc. Os formatos são variados. Você só precisa ter conhecimento útil em algum tema e descobrir qual a melhor forma de compartilhar isso com as pessoas, obviamente, precificando.

3. Afiliado

Em crescimento no Brasil, os afiliados são os profissionais que trabalham com a divulgação de um produto de terceiros. Eles ganham com a comissão por venda realizada.

Essa opção costuma dar mais certo para quem já tem uma certa influência online, mas não deseja criar um conteúdo personalizado ou gerenciar estoques de e-commerces.

4. Soluções tecnológicas

As startups exemplificam modelos de negócio online que podem migrar para o ambiente físico, se preciso. As startups bem sucedidas são aquelas que nascem no momento em que uma demanda de mercado é identificada. Elas atuam basicamente como soluções, que dependem do tipo de problema que você pretende solucionar. Sendo assim, você pode oferecer apps, softwares, serviços, entre outros.

5. Influenciador digital

Sem limite de idade ou nichos de atuação, o influenciador digital é visto como o profissional do momento. Você só precisa dominar um tema específico e gerar conteúdo relevante ligado a esse setor. A partir de então, o ideal é trabalhar para buscar parcerias com marcas interessadas em atingir sua audiência.

O empreendedorismo digital já mostrou, no mundo inteiro, que veio para ficar. Os empreendedores terão que se adaptar aos novos modelos negócio cada vez mais rápido, se quiserem ganhar vantagem competitiva e lucratividade para seus negócios.

Por falar em lucro? Que tal visitar um artigo do blog específico em que compartilho truques para quem quer ver seu lucro crescer?

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