sex/09/23

Como empresários estão expandindo seus negócios com Inteligência Artificial

Você sabia que já existe um orçamento próprio para Inteligência Artificial em muitas empresas do país? O futuro idealizado em muitas produções cinematográficas ainda é muito diferente da realidade atual. No entanto, as transformações são cada vez mais impressionantes e úteis por meio dessa tecnologia que já funciona em diversas organizações espalhadas pelo mundo.

As soluções robotizadas resultam da busca contínua pelo aumento da produtividade e pela diminuição de gastos. Por meio delas, as chances de analisar milhares de dados em questão de segundos é uma das grandes vantagens entre inúmeras idealizações.

O volume de recursos reservados para essa tecnologia será ampliado cinco vezes mais em 2018 do que nos anos anteriores. Por isso, no post de hoje, vamos falar sobre os caminhos da inteligência artificial no país. Acompanhe!

O que é Inteligência Artificial e como ela se aplica aos negócios?

A Inteligência Artificial (IA) é uma parte da ciência da computação que se dispõe a desenvolver dispositivos especializados em reproduzir uma simulação do raciocínio humano em diversos aspectos que podem ajudar na tomada de decisões, percepção apurada, resolução de problemas, entre outros.

O primeiro passo para entender como essa tecnologia pode ser aplicada nas empresas, na prática, começa pela compreensão do conceito de aprendizado de máquina (AM). Trata-se da habilidade que a máquina tem de melhorar o próprio desempenho em progresso, dispensando a intervenção humana.

Isso mesmo. A tecnologia que se torna mais eficiente e disponível nos últimos anos permite que a máquina se desenvolva sem que as pessoas expliquem o passo a passo das tarefas atribuídas.

Assim, quanto mais o tempo passa, mais os sistemas de AM se mostram como aprendizes de primeira categoria, desempenhando tarefas com alto nível de inteligência como a identificação de roubos e o diagnóstico rápido de doenças.

Inúmeras empresas já investem em aprendizes digitais e, muito em breve, a população mundial desfrutará do impacto dessas implantações. Que tal entender qual é a realidade desse assunto no Brasil? Continue acompanhando.

A que ponto anda a Inteligência Artificial no Brasil?

Um dos fatores responsáveis pela acessibilidade aos sistemas com Inteligência Artificial é concorrência acirrada entre as empresas de tecnologia. O mercado logístico é um dos grandes compradores de softwares inteligentes, mas a implantação tecnológica não para por aí.

A influência da IA no mercado brasileiro vai além do que podemos perceber. Afinal de contas, você já parou para pensar nos assistentes digitais em dispositivos? Siri, Alexa ou até o instalador do Windows. Todos basicamente falam, escutam, entendem os chamados e tentam entregar as soluções realizadas.

Além disso, essas amostras de Inteligência Artificial ajudam as equipes de marketing a segmentarem seus anúncios por meio de ferramentas de gravação de áudio ou texto.

Apesar dessas aplicações na prática, muitas empresas ainda enfrentam o desafio de incorporar a IA no planejo estratégico. O destaque para a tecnologia é grande e as possibilidades se tornam cada vez mais acessíveis. No entanto, ainda é preciso que as organizações entendam melhor a aplicabilidade de acordo com a atividade principal do empreendimento para não perder dinheiro e tempo.

Como preparar o seu negócio para isso?

Se a ideia em torno da Inteligência Artificial te anima e tudo o mais, ótimo! A tecnologia sempre tem chances de se tornar um dos melhores aliados na busca por inovação e aumento da produtividade, ou seja, lucro.

O primeiro passo para quem se simpatiza com a ideia de implantar a IA em um negócio futuro ou atual é buscar entender como esse método pode se encaixar no seu plano. É possível incorporar a IA a um projeto existente na empresa? Isso trará inovação e personalização? Estude a respeito.

Uma das maneiras mais populares de ver um traço da IA em empresas de diversos segmentos é por meio dos chatbots, programas que simulam pessoas humanas para responder dúvidas do cliente que visita um determinado site.

Por mais que o uso da IA seja relativamente pequeno, como em um projeto desse porte, as vantagens dessa automação devem ser alinhadas para que a segmentação de clientes seja efetiva, assim como a identificação de novas possibilidades com base na integração das máquinas.

Outra dica para quem quer estudar oportunidades (você pode fazer pesquisas livres no próprio Google) e se preparar para implantar Inteligência Artificial é estar ciente da necessidade de ter que encarar os impactos das mudanças. Se toda aplicação de estratégia digital que promete influenciar novos processos requer adequação com as transformações, com a gestão da IA não é diferente.

O trabalho da Inteligência Artificial estará sempre ligado a um procedimento automatizado que, por sua vez, substituirá um trabalho executado por um funcionário, na maioria das vezes. Por isso, priorize a comunicação na hora que as atividades estiverem prestes a mudar, realinhando as expectativas e justificando as medidas da empresa.

A Inteligência Artificial em pequenos negócios já existe?

Sim! Como já mencionamos neste artigo, as empresas têm notado a urgência de investir em modelos flexíveis de negócio para tornar a inovação mais barata.

Um exemplo disso pode ser visto na criação de sistemas comerciais que cobram por uso, onde a inteligência pode ser oferecida em um modelo básico com custos mais acessíveis.

O mercado possui diversas opções de software para relacionamento com o cliente baseados no uso de Inteligência Artificial.

A Salesforce é uma das plataformas de CRM mais relevante desse mercado e já oferece acesso gratuito ao assistente inteligente que trabalha na obtenção de dados com um limite especificado.

Se o cliente achar a experiência positiva, ele pode contratar planos com preços que ficam entre US$ 40 a US$ 4.000 mensais.

Outras gigantes do mercado como Totvs e a IBM também trabalham com plataformas que acompanham as condições de pequenos empresários, aumentando o preço dos planos conforme mais dados são requeridos para análise.

Outro benefício para as empresas de pequeno porte é que elas não precisam desembolsar grana contratando um time de tecnologia, ou mesmo ter um servidor próprio para garantir acesso à inteligência, já que os serviços são oferecidos por computação em nuvem.

Apesar de propagada e utilizada por milhares de organizações, a maior parte dos efeitos da IA ainda não foi explorada. Essas oportunidades serão ampliadas conforme as empresas de diversos segmentos transformarem seus processos centrais tirando proveito das vantagens do aprendizado de máquina.

Se você se sentiu informado a respeito do cenário da Inteligência Artificial em negócios, visite nosso post com 6 passos que você deve seguir para se tornar milionário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *