ter/07/20
Notícias de Última Hora
Parâmetro do seu investimento: Índice de ações
Parâmetro do seu investimento: Índice de ações

Parâmetro do seu investimento Índice de ações

Parâmetro do seu investimento: Índice de ações

Os índices são usados para avaliar o desempenho de um grupo de ativos ou ações que podem ser os chamados amplos, que seria o caso do índice Ibovespa que não é dividido em setores, que tem empresas como por exemplo:

  • Companhias aéreas
  • Instituições financeiras
  • Mineradoras

 

E os índices setoriais que seriam:

  • Energia elétrica
  • Índice do setor industrial
  • Índice de consumo
  • Índice imobiliário
  • Índice financeiro
  • Índice de materiais básicos
  • Índice de utilidade pública

Os índices são obviamente o parâmetro que indica como estão as ações da bolsa. O Ibovespa é o índice principal, quando em alta, as compras de ativos aumentam e quando em baixa, obviamente diminuem.

O Índice de ações funciona como um termômetro na bolsa de valores e quando o índice Ibovespa está operando em alta, quer dizer que os índices setoriais também estarão em alta.

O índice é um estudo macro do setor desejado que esteja em alta, mas para compra do ativo, é preciso observá-lo individualmente, verificando as vantagens dessa compra.

Índice na prática

O índice de força relativa, o IFR ou RSI, é um indicador de análise gráfica que foi desenvolvido nos Estados Unidos, em meados dos anos 70 e mostra pontos da bolsa de valores onde o mercado pode estar sobre comprado ou sobre vendido.

Quando esse indicador é inserido no gráfico, é possível observar uma linha única que varia entre 0 e 100. Se o indicador for maior que 70, as ações estarão em sobre compra, ou seja, os preços das ações são muito altos nesse momento.

Mas se estiver abaixo de 30, a ação está em posição de sobre venda, seria quando os preços estão baixos. Mas em se tratando em bolsa de valores, esses parâmetros não querem dizer necessariamente que esses movimentos, tanto de alta com de baixa, irão acabar.

As divergências são importantes no gráfico que acontecem entre o comportamento da ação e o índice de força relativa. Se caso a ação estiver subindo cada vez mais e o IFR não acompanhar esse movimento, seria um indicativo que a queda na bolsa está chegando.

E para se ter uma previsão de alta, a situação é ao contrário. Se a ação estiver caindo cada vez mais e o IFR não acompanhar esse movimento, a tendência é a alta da bolsa de valores.

Outra forma de verificar o índice IFR na prática é tratar o indicador como se fosse uma ação. Quando o IFR tem quebra de suporte, indicaria queda de determinada ação. Mas se o indicador perder uma linha de tendência, isso acontecerá com esse ativo em específico.

Facebook Comments

Sobre Osmar Lopes

Osmar Lopes
Osmar Lopes, atualmente CEO na empresa o Rei das Alianças, criou o blog O Sócio com o desejo de compartilhar experiências vitoriosas sobre como transformar um negócio praticamente falido em sucesso absoluto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *