seg/11/19
Notícias de Última Hora
melhorar o processo seletivo

Veja como melhorar o processo seletivo em sua empresa

A maioria das pequenas empresas não pode custear um departamento de recursos humanos. Sendo assim, o próprio empresário se responsabiliza pelo recrutamento de novos funcionários. Se você acredita que essa não é uma tarefa fácil e deseja melhorar o processo seletivo em seu empreendimento, este artigo é para você. Escolher um candidato para preencher a vaga é muito mais do que verificar currículos. Continue acompanhando.

Por que o processo seletivo é tão importante?

No mundo corporativo, recrutar e selecionar pessoas é uma atividade em constante transformação ao longo dos anos. Além das novas tecnologias que facilitaram o relacionamento entre recrutadores e funcionários, as empresas estão aprendendo a enxergar seus colaboradores com novos olhos.

Nesse novo olhar, vale pensar sobre o que é mais estratégico para o negócio. Um funcionário não é apenas um recurso humano. Em uma configuração moderna de empresa, o colaborador é um gerador de ideias, um verdadeiro parceiro e alguém que colabora diariamente para o crescimento do negócio. Por conta disso, vale muito a pena descobrir como melhorar o processo seletivo.

O que está em jogo caso esse processo seja negligenciado?

Ora, para tal, não precisamos de rodeios para fazer as contas. Quando você não contrata a pessoa certa será muito mais difícil manter uma equipe de alta performance. Muitos empresários encaram a alta rotatividade como culpa dos funcionários. Atribuem as demissões ou baixa performance à incapacidade do time e ignoram a falta de profissionalismo na hora da seleção.

A rotatividade de funcionários é uma característica péssima para qualquer empresa. Demissão e recrutamento valem tempo e dinheiro. Uma escolha mal feita pode desencadear consequências incalculáveis, desde a desestabilização de uma equipe a graves perdas no caixa da empresa.

Como melhorar o processo seletivo?

E aí? Está convencido de que um processo inteligente é importante? Se a resposta é afirmativa, separei breves dicas para ajudar você a melhorar o processo seletivo em sua companhia. Melhore a sua tomada de decisão. Vamos lá?

1. Tome cuidado na descrição da vaga

Seja preciso! Muitos empresários pecam ao ser genéricos durante a descrição da vaga. Saiba o que você precisa e o que está procurando. Especifique as responsabilidades e atribuições do selecionado. Por mais que a taxa de desemprego no país seja alta, as pessoas estão estendendo cada vez melhor que só serão chamadas para entrevista se atenderem ao perfil da vaga. Isso poupa esforços para ambos os lados.

2. Envolva os líderes

Se a vaga é para alguém que estará sob liderança, é crucial que o líder faça parte desse processo com você. Eles conhecem os afazeres e poderão avaliar a compatibilidade do candidato. Estimule a participação deles e mostre que você se importa com um processo rico e estratégico.

3. Verifique competências na prática

Muitos gestores só descobrem que o selecionado é “fraco” no dia a dia do trabalho. Tente prever as competências mais importantes para a tarefa. Você poderá pedir para que o candidato desenvolva uma atividade similar à que ele está deverá executar se for contratado.

5. Seja transparente

Não há nada pior do que um processo seletivo exagerado ou incompleto. Trabalhe com expectativas reais. Os candidatos são pessoas em contato com a sua marca. Portanto, seja transparente. Quanto mais eles mesmos entenderem se correspondem, de fato, ao perfil da vaga melhor.

No mais seja criativo e estratégico. Evite contratar com base em currículos apenas. Chame o candidato para uma boa conversa e aja com praticidade e objetividade. Tenho certeza que, caso siga minhas dicas, você poderá melhorar o processo seletivo em sua empresa, alcançando resultados mais que satisfatórios.

Mas pode ser que eu tenha deixado algum ponto para trás. Portanto, se você identificou alguma característica importante para o recrutamento, deixe nos comentários e vamos manter um bom diálogo! Boas contratações.

Facebook Comments

Sobre Osmar Lopes

Osmar Lopes
Osmar Lopes, atualmente CEO na empresa o Rei das Alianças, criou o blog O Sócio com o desejo de compartilhar experiências vitoriosas sobre como transformar um negócio praticamente falido em sucesso absoluto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *