seg/11/19
Notícias de Última Hora

Veja como tirar o negócio do papel de uma vez por todas

Tirar o negócio do papel e ser visto como, de fato, um empreendedor é o sonho de muita gente. Ele costuma vir acompanhado de insegurança e daquele leve receio. Será que vai dar certo?

Ora, sair da zona de conforto e arcar com as responsabilidades de um negócio é, sim, um desafio. Mas nada disso pode nos parar. Uma empresa começa com uma ideia e, no artigo de hoje vou abordar os principais passos e dicas para a sua jornada empreendedora. Confira!

Pense positivo

Positivismo é lei! Você não pode entrar nessa achando que tudo vai dar errado. Jamais. O primeiro a acreditar no seu projeto deve ser você. Se esforce para criar expectativas e entusiamo com a sua ideia, mantendo os pés no chão.

Pesquise

Então você tem uma ideia boa que poderia resolver um problema identificado entre o seu possível público? Comece a pesquisar.

É comum nos animarmos com uma ideia genial e descobrir que alguém já pensou nela antes. Isso é importante para que você retrabalhe o conceito, pensando sempre na escalabilidade do projeto.

Achou alguém com a mesma empresa? Calma! Não precisa desistir tão rápido. Será que você poderia oferecer uma simples vantagem capaz de diferenciar o futuro negócio?

Reflita sobre seu perfil

Quem quer tirar o negócio do papel precisa ter perfil empreendedor. Esse perfil não é exclusivo para serem humanos escolhidos a dedo. Se você não tem certeza se está enquadrado, saiba que esse perfil pode ser desenvolvido em qualquer pessoa. Disciplina e garra são palavras chaves.

Procure conhecer a realidade do mercado no qual você quer se aventurar. Como microempreendedor, você pode procurar o Sebrae mais perto da sua cidade e descobrir como eles podem ajudar. Você também pode optar por um coaching empresarial.

Defina a linha operacional

Planeje sua linha operacional com riqueza detalhes. Se você vai vender produtos, eles serão produzidos por você ou comprados prontos? Quem fará o processamento deles? E a emissão da nota fiscal? Como será a gestão do estoque?

Defina todos os responsáveis por cada procedimento e como as etapas acontecerão.

Planeje as finanças

Sem dinheiro, fica muito mais difícil colocar qualquer projeto em prática. Detalhe seu orçamento e preveja o máximo possível sobre como ele será gasto ao longo do tempo. Evite gastos desnecessários.

Tente contemplar o cronograma de forma ampla para acertar o quanto de grana cada etapa vai precisar para funcionar. Se preciso, peça ajuda para algum profissional de contas, ou mesmo um amigo que é bom nessa área.

Monte um plano de negócios

Plano de negócios é essencial. Não adianta fugir. Se você está começando a empreender, vai precisar de uma estrutura para organizar as ideias levantadas. Produtos, informações sobre o mercado, produtos, concorrência, estratégias, valor de investimento, e por aí vai…

Você pode baixar gratuitamente diversos modelos de plano de negócios na Internet, com certeza você vai encontrar muita coisa útil.

Formalize sua empresa

Depois que as etapas anteriores estiverem feitas, é hora de formalizar seu negócio. Você deverá encontrar o melhor regime tributário para enquadrar sua empresa. Em alguns casos, é necessário a ajuda de um contador ou advogado nessa etapa. Ainda assim, há muita informação útil na Internet que pode ajudar, ou mesmo nos balcões do Sebrae.

Comece a assinar contratos, alugar salas, fechar os negócios, contratar pessoas e tudo mais que tiver enquadrado em seu planejamento.

Com tudo pensado e anotado estrategicamente, será mais fácil manter o controle. Só depende de você.

Gostou das minhas dicas? Está pronto para tirar o negócio do papel? Então aproveite para fazer um tour pelo nosso blog e conhecer outros conselhos para empreendedores iniciantes!

Facebook Comments

Sobre Osmar Lopes

Osmar Lopes
Osmar Lopes, atualmente CEO na empresa o Rei das Alianças, criou o blog O Sócio com o desejo de compartilhar experiências vitoriosas sobre como transformar um negócio praticamente falido em sucesso absoluto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *