sex/09/23

Whatsapp para pequenas empresas: como fazer sucesso?

Micro e pequenas empresas no Brasil já podem acessar a nova versão do WhatsApp específica para empreendedores. Entre as novas funções trazidas pelo novo serviço. O WhatsApp Business traz uma série de funções específicas para negócios, automatizando o processo de atender reclamações e responder dúvidas, a qualquer hora do dia.

Segundo uma pesquisa da Morning Consult, solicitada pelo Facebook, de cada cinco PMEs no país, quatro utilizam o aplicativo como ferramenta de trabalho. A nova solução configura uma tentativa anunciada no ano passado que se aproveita da popularidade do app entre usuários comuns para expandir plataformas corporativas.

No post de hoje, vamos abordar melhor as novidades do WhatsApp para pequenas empresas e compartilhar algumas dicas para quem quer utilizá-los para atrair o cliente de forma profissional. Vamos lá?

O que mudou?

Quando comparado à versão comum atual, o app voltado para o mundo dos negócios traz três grandes novidades para os seus usuários.

  • conta comercial;
  • mensagens automáticas;
  • visualização de estatísticas.

O serviço continua sendo contratado de maneira gratuita. O mais interessante é que os consumidores podem continuar utilizando o programa já instalado, para pessoa física. O esperado é que ele não tenha a sensação de que está recebendo uma mensagem automática.

Como utilizar o Whatsapp para empresas?

Depois que você instalar a versão atualizada, será possível criar um perfil profissional. As mudanças incluem campos para informações como o endereço físico, eletrônico e página no Facebook. Vale lembrar que você não precisará necessariamente inserir números de documento, nem mesmo o CNPJ.

Dessa forma, para facilitar o contato com clientes, as informações listadas poderão incluir os seguintes dados:

  • nome da empresa;
  • horário de atendimento;
  • website;
  • área de atuação;
  • descrição do negócio;
  • endereço físico;
  • telefone.

Com a nova função de sincronização do número de telefone fixo, todas as chamadas para o número de celular onde você utilizar o WhatsApp para empresas poderão ser redirecionadas para outro número cadastrado. Interessante, não?

Mensagens automáticas

Pensando na dificuldade que um novo empreendedor pode ter de disponibilizar um funcionário só para o atendimento no aplicativo, os desenvolvedores do app trouxeram uma funcionalidade que faz sucesso no Facebook: a possibilidade de acionar respostas automáticas.

Quem trabalha com um negócio online costuma responder as mesmas perguntas repetitivamente. Por isso, para um atendimento mas ágil, os próprios usuários poderão cadastrar suas próprias mensagens automáticas, para:

  • responder as famosas perguntas frequentes;
  • informar sobre o negócio;
  • comunicar indisponibilidades de serviço, entre outros.

Estatísticas

Por fim, o WhatsApp para pequenas empresas disponibiliza métricas permitindo um acompanhamento melhorado de quem recebe as mensagens enviadas. Basta acessar a opção Estatísticas da atualização para conferir, por exemplo, quantas mensagens foram lidas.

Medir a maneira com que os consumidores estão recebendo os seus recados não parece uma má ideia. Além disso, você pode ganhar um selo de verificação que identifica instituições, passando uma sensação de cada vez mais segurança para a clientela. Você pode baixar o aplicativo clicando aqui.

Agora que você já sabe mais sobre o WhatsApp para pequenas empresas, que tal conhecer um pouco mais sobre o mercado de franquias? Visite o nosso artigo e conheça as opções mais promissoras.

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