seg/11/19
Notícias de Última Hora

3 passos rápidos para aumentar o desempenho da equipe

Aumentar o desempenho da equipe é uma tarefa que todo líder precisa considerar quando os níveis de produtividade diminuem e não é mais possível colher os mesmos resultados em comparação com um período anterior.

Em um ambiente corporativo, um consenso de gestão é responsável por promover a sustentação financeira, tomadas de decisão, controles e otimização dos recursos produtivos. Assim, existem práticas administrativas que podem ser bastante úteis no gerenciamento de um time que passa a produzir menos.

O desafio não é pequeno. Melhorar uma equipe depende de um alinhamento entre os principais objetivos de ambas as partes, empregado e empregador. Por isso, neste post abordaremos 3 passos rápidos para aumentar o desempenho da equipe em sua empresa..

1. Alivie a pressão

Manter a equipe pressionada nem sempre é bom para a obtenção de resultados. Deixe o time se reunir em alguns momentos para relaxar. Você pode criar pretextos como reuniões, ou até mesmo investir em espaços de tempo para descontração.

Atitudes como essa mostram que a empresa e os líderes estão atentos às necessidades do time. Uma descontração saudável pode tornar os colaboradores mais empolgados e empenhados no objetivo.

2. Alinhe os objetivos

É compreensível saber que existe esse tipo de desafio dentro das empresas. Afinal, manter equipes unidas pelo mesmo objetivo é uma tarefa verdadeiramente desafiadora. Essa é uma questão que atinge inúmeras organizações. Mas como resolvê-la?

O primeiro passo é alinhar os objetivos da empresa aos objetivos dos funcionários. Isso mesmo! A empresa busca lucratividade, produtividade. Sem contar com o desejo de aprimorar a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, combinando isso com a participação no mercado.

Enquanto isso, os empregados querem obter qualidade de vida no trabalho, consideração e respeito e oportunidades para crescimento, por exemplo.

Quando as organizações vão em direção ao alinhamento delineado, trabalhar uma visão e estratégia compartilhada se torna uma proposta muito mais fácil.

3. Seja visto como parceiro

Sua equipe precisa te ver como um parceiro motivador e inspirador, capaz de compartilhar conhecimento da forma correta e contribuir para o crescimento de cada colaborador. Esse papel não deveria ser encarado com susto por líderes e gestores, já que é crucial para o desenvolvimento de qualquer negócio, inclusive em microempresas.

Ter reuniões regularmente é uma excelente forma de motivar sua equipe, além de ser uma forma de relembrar suas atividades, propósitos e objetivos.  Compartilhar ideias, ser transparente e influenciar o trabalho em equipe (um apoiando o outro) sempre será a melhor opção para quem deseja ter uma equipe unida.

Como líder ou gestor, busque estar junto aos seus colaboradores, como parceiros. Faça um esforço para mostrar que vocês estão juntos nessa e que o aperfeiçoamento deles também é uma causa sua.

Esperamos que você tenha aproveitado as dicas simples e eficazes deste artigo! Acompanhando esses passos, você terá uma equipe muito mais ativa e unida, aumentando a rentabilidade do seu empreendimento.

Está preparado para aumentar o desempenho da equipe em sua empresa? Então que tal entender melhor como a elaboração de um plano de negócios eficiente pode alavancar ainda mais os seus resultados?

Facebook Comments

Sobre Osmar Lopes

Osmar Lopes
Osmar Lopes, atualmente CEO na empresa o Rei das Alianças, criou o blog O Sócio com o desejo de compartilhar experiências vitoriosas sobre como transformar um negócio praticamente falido em sucesso absoluto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *