qua/02/24

5 sinais de que é hora de desistir da sua empresa

5 sinais de que é hora de desistir da sua empresa
5 sinais de que é hora de desistir da sua empresa

Todo mundo fala do tema empreendedorismo com muito otimismo. Isso é ótimo, porém, também é necessário conversar sobre a hora de desistir e partir para novas etapas.

No artigo de hoje, vou ajudar você a pensar sobre 5 sintomas que podem sinalizar um basta em seu projeto. Continue acompanhando para diagnosticar se chegou o momento de você entregar os pontos ou se dá para caminhar um pouco mais.

1. O lucro é muito baixo

Nenhuma empresa sobrevive sem lucro. Para operar com um bom retorno financeiro é preciso calcular o preço da venda levando em conta os custos, impostos e o lucro desejado.

Se a empresa está vendendo, mas ainda assim não se mostra lucrativa, algo de errado está acontecendo! Se você não estiver disposto a diagnosticar e resolver esse problema, pode ser que seja a hora de desistir.

2. Não há equilíbrio financeiro

O ponto de equilíbrio se obtém a partir da análise entre as receitas e as saídas, evitando prejuízo no fim do mês. Se a sua empresa recebe menos do que gasta, ela está desequilibrada. Isso é um perigo.

Vale dizer que é normal não chegar ao ponto de equilíbrio se o negócio ainda se encontra no período de validação e atuando com capital de giro (geralmente 6 meses a 1 ano). Caso esteja fora desse estágio, você tem um sério problema.

3. Você pressente que não é um bom negócio

O empreendedor tem um intuito para saber se o negócio deve continuar ou não. Você precisa desenvolver esse feeling e confiar nele.

Já vi casos em que o empreendedor continuou tocando um projeto cheio de projeções contrárias e, ao final, tudo deu certo. Por isso, você precisa confiar no seu intuito, seja para continuar ou parar. Se o seu pressentimento contínuo é de que o negócio não tem futuro, por que continuar?

4. Nada dá certo de modo algum

Tudo bem se o empresário tente diferentes caminhos e mude as estratégias do negócio inicial. No entanto, se você já fez ajustes matriciais por diversas vezes e nunca obteve resultados significativos, talvez seja hora de desistir. Lembre-se sempre que você pode aplicar sua experiência em novos projetos.

5. A concorrência domina e entrava seu mercado

Muitas empresas pequenas sofrem dificuldade para lidar com a concorrência amplamente difundida. Esse tipo de rival tem poder econômico elevado e é capaz de reduzir abruptamente os preços, criando barreiras de entrada pra você.

Num cenário complexo como este, o empreendedor pode optar por:

  • encarar a concorrência;
  • explorar mercados com menor competitividade;
  • ou encarar que é hora de desistir do negócio em específico.

 

6. Acabou a paixão

Existem muitos casos em que os resultados vão bem, mas não há mais paixão pelo negócio. Quando o entusiasmo necessário se esvai, o trabalho passa a ser muito mais cansativo, pesado e chato.

Se você chegou nesse momento, reflita a respeito. A paixão pelo projeto zerou completamente? É possível resgatá-la? Será que existem novos propósitos que você queira explorar? Eles estão roubando toda a sua energia? Independentemente das respostas, lembre-se que o empreendedor não pode ter medo de recomeçar.

E aí? Ainda não tem certeza sobre qual passo tomar? Já pensou em consultar um coach empresarial? Leia meu artigo e conheça como esse profissional pode te ajudar.

10 comments

  1. Lopilson Nito Alves

    Tenho estado num negócio há alguns anos, o ponto de equilibriu sempre foi baixo ficando quase sem nada. Sinto que só trabalho para pagar a renda e comprar material porque este tempo todo não consigo juntar dinheiro porque as máquinas estragam sempre. Tenho medo de desistir mas eu já não sinto atração pelo negócio e já tentei implementar outros negócios lá mas não funcionam. Na realidade o problema está na baixa adesão do produto e confesso que não consigo mais, sinto um peso nas costas e sinto-me esgotado trabalhando para os outros.

    • Osmar Lopes

      Olá Lopilson,
      Compreendo o que você está passando, já me encontrei nesta situação algumas vezes, lutei, gastei o que tinha e o que não tinha (contraído empréstimos) para salvar o meu negócio, e depois de ter perdido tudo, percebi que deveria ter deixado e encerrado antes.

    • Bruna

      Estou numa situação complicada, tenho uma hamburgueria que no inicio deu muito certo mas agora não está nem pagando as contas, fico com receio de desistir porque aconteceu muito recente o primeiro mês foi ótimo e o segundo mês não está vendendo nada, já tentei alguns métodos mas não tem retorno, acabei adquirindo uma divida grande pra abrir o negócio, mas não estou conseguindo pagar a divida e nem ter lucro.
      Pelo pouco de tempo que está aberto estou em dúvida se é só uma fase ou se devo desistir antes de ter uma divida maior ainda.

  2. ELIZAMARA SILVA

    Eu estou na mesma. Um espaço de beleza. A 3 anos. Não vai pra frente. O que faço é pra pagar contas. Desgaste emocional com clientes. Perda de clientes. Dificuldade financeira. Lucro nenhum. Meu emocional já está abalado.

    Estou a ponto de voltar pra CLT. Pq infelizmente meu sonho virou pesadelo

  3. Chayanne

    Na minha situação, eu sinto que não tenho paixão e nem sei se já tive. Herdei o escritório do meu pai, á época já havia trabalhado com ele, então já conhecia todo o sistema de trabalho, logo que ele faleceu assumi e passamos por grandes situações que fizerem viver sentimentos que nunca havia vivido, mas fui levando hoje quase 11 anos depois não sinto mais paixão, a minha sócia que é minha irmã não sente nenhum propósito, nosso terceiro sócio diria que teme demais para fazermos coisas diferentes, mas ele já está por aposentar no próximo ano, e isso nem seria um problema porque tudo que digo para fazermos inovarmos eles assinam em baixo, mas não gosto de ficar a frente de tudo sozinha me sinto cansada, exausta, acredito que perdi qualquer entusiasmo.

    • Luciano Souza

      Chayanne diante do seu comentário eu vou ser sincero, é desanimador, é compreensível o que você esta passando, algumas vezes parece ser impossível encontramos resiliência quando perdemos a paixão, espero que você possa superar e encontrar uma saída para tudo o que você esteja passando neste momento da sua vida.

  4. Oi Sou Igor Pedro, tenho 24 anos hoje, e em 2020 resolvi sair da CLT onde trabalhava a quase 4 anos como eletricista e decidi abrir minha empresa de instalação elétrica, no início até foi bem tudo era novidade, dinheiro vinha bem mais do que quando eu trabalhava de empregado, porém comecei a levar rasteiras, fazendo serviço e não recebendo, 14 mil de uma madeireira 26 mil de uma engenheira, 2 mil de outro, e por aí vai, tive que comprar um carro, o carro quebrou na minha mão depois de um mês que eu estava com ele, aí tive que gastar 7 mil, no fim eu vi já estava devendo pra fornecedores e banco, já que o rombo foi grande pra quem está praticamente no início ainda… foram os 4 anos mais difíceis da minha vida, deixei de viver muitos momentos da minha vida pra me dedicar na empresa e a empresa só me levou ladeira a baixo. Hoje me encontro desmotivado, com trauma de fazer um serviço e não receber, com desanimo de trabalhar, era meu sonho abrir uma empresa de instalação elétrica e materiais elétricos, mas se tornou meu maior pesadelo, paguei pra trabalhar e só andei pra trás…

    • Luciano Souza

      Olá Igor Pedro, é muito triste a sua história como empreendedor, mas os clientes não foram os culpados pelos seus problemas, o que faltou foi experiência em fazer um contrato de prestação de serviços, explico: Se você tivesse feito um contrato e reconhecido firma em um cartório, os contratantes teriam pago, pois um contrato com reconhecido de firma é uma confissão de divida com efeito judicial, inclusive um contrato com este teor seria possível até você vende-lo para terceiros.
      Uma questão muito relevante para você considerar, lhe faltou experiência comercial e de gestão financeira para você não ter chegar ao estado que você se contra hoje.
      Reconsidere uma coisa, meu testemunho profissional: Cai várias vezes, e em todas elas me levantei, busque entendimento do seu negocio e siga em frente até mesmo como CLT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *