qua/11/19
Notícias de Última Hora

5 sinais de que é hora de desistir da sua empresa

Todo mundo fala do tema empreendedorismo com muito otimismo. Isso é ótimo, porém, também é necessário conversar sobre a hora de desistir e partir para novas etapas.

No artigo de hoje, vou ajudar você a pensar sobre 5 sintomas que podem sinalizar um basta em seu projeto. Continue acompanhando para diagnosticar se chegou o momento de você entregar os pontos ou se dá para caminhar um pouco mais.

1. O lucro é muito baixo

Nenhuma empresa sobrevive sem lucro. Para operar com um bom retorno financeiro é preciso calcular o preço da venda levando em conta os custos, impostos e o lucro desejado.

Se a empresa está vendendo, mas ainda assim não se mostra lucrativa, algo de errado está acontecendo! Se você não estiver disposto a diagnosticar e resolver esse problema, pode ser que seja a hora de desistir.

2. Não há equilíbrio financeiro

O ponto de equilíbrio se obtém a partir da análise entre as receitas e as saídas, evitando prejuízo no fim do mês. Se a sua empresa recebe menos do que gasta, ela está desequilibrada. Isso é um perigo.

Vale dizer que é normal não chegar ao ponto de equilíbrio se o negócio ainda se encontra no período de validação e atuando com capital de giro (geralmente 6 meses a 1 ano). Caso esteja fora desse estágio, você tem um sério problema.

3. Você pressente que não é um bom negócio

O empreendedor tem um intuito para saber se o negócio deve continuar ou não. Você precisa desenvolver esse feeling e confiar nele.

Já vi casos em que o empreendedor continuou tocando um projeto cheio de projeções contrárias e, ao final, tudo deu certo. Por isso, você precisa confiar no seu intuito, seja para continuar ou parar. Se o seu pressentimento contínuo é de que o negócio não tem futuro, por que continuar?

4. Nada dá certo de modo algum

Tudo bem se o empresário tente diferentes caminhos e mude as estratégias do negócio inicial. No entanto, se você já fez ajustes matriciais por diversas vezes e nunca obteve resultados significativos, talvez seja hora de desistir. Lembre-se sempre que você pode aplicar sua experiência em novos projetos.

5. A concorrência domina e entrava seu mercado

Muitas empresas pequenas sofrem dificuldade para lidar com a concorrência amplamente difundida. Esse tipo de rival tem poder econômico elevado e é capaz de reduzir abruptamente os preços, criando barreiras de entrada pra você.

Num cenário complexo como este, o empreendedor pode optar por:

  • encarar a concorrência;
  • explorar mercados com menor competitividade;
  • ou encarar que é hora de desistir do negócio em específico.

 

6. Acabou a paixão

Existem muitos casos em que os resultados vão bem, mas não há mais paixão pelo negócio. Quando o entusiasmo necessário se esvai, o trabalho passa a ser muito mais cansativo, pesado e chato.

Se você chegou nesse momento, reflita a respeito. A paixão pelo projeto zerou completamente? É possível resgatá-la? Será que existem novos propósitos que você queira explorar? Eles estão roubando toda a sua energia? Independentemente das respostas, lembre-se que o empreendedor não pode ter medo de recomeçar.

E aí? Ainda não tem certeza sobre qual passo tomar? Já pensou em consultar um coach empresarial? Leia meu artigo e conheça como esse profissional pode te ajudar.

Facebook Comments

Sobre Osmar Lopes

Osmar Lopes
Osmar Lopes, atualmente CEO na empresa o Rei das Alianças, criou o blog O Sócio com o desejo de compartilhar experiências vitoriosas sobre como transformar um negócio praticamente falido em sucesso absoluto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *