ter/07/20
Notícias de Última Hora
Bolsa de valores para iniciantes
Bolsa de valores para iniciantes

Bolsa de valores para iniciantes

Bolsa de valores para iniciantes

Começar a investir na bolsa é a mesma coisa que começar a andar de novo. Muita ansiedade, curiosidade e desejo de ganhar muito dinheiro se misturam… mas, como começar a investir na bolsa de valores?

Confira logo abaixo as dicas para quem está começando no mercado de ações agora:

Antes de tudo, a pessoa precisa é abrir conta em uma corretora, que é gratuito para todos, mesmo que você não vai investir naquele momento. Após isso, sendo agora um investidor, você transfere capital para a corretora e tem acesso as informações on-line para investir na bolsa de valores, comprando ou vendendo ações durante os pregões nos horários comerciais do mercado de ações.

Ele acompanha através de uma plataforma (Home Brocker) usada para acompanhar o movimento de alta e baixa na bolsa, preços alto e baixo que seriam a oferta e demanda, visualizando isso na tela do book de ofertas.

O investidor escolhe comprar uma ação de uma determinada empresa, por exemplo, da Petrobrás. Acessando o Home Brocker, ele deve colocar o código (a corretora tem esses códigos e com o tempo, o investidor acaba decorando) da Petrobrás no livro de ofertas para ter acesso aos preços das ações dessa empresa.

O book de ofertas vai ter seus valores subindo e descendo, oferta e demanda. A bolsa dispõe da liquidez, mostrando que uma ação pode ser vendida ou comprada a qualquer momento no mercado de ações.

As ações sobem por terem mais compradores e baixam por terem mais vendedores. A única forma de entrar no mercado de renda variável, ou seja, na bolsa, é através do fundo de investimentos.

Fundo de investimentos

Outra alternativa para entrar no mercado de renda variável é investir no fundo de investimentos. A pessoa se cadastra em uma corretora e escolhe quais os fundos disponíveis, vai verificar o histórico dos respectivos fundos e tomar a decisão em qual investir.

Os fundos de investimentos, tem um gestor, que simplificando, seria o administrador desse fundo que o investidor escolheu. Este gestor vai escolher a carteira de ações que vai trabalhar vendendo e comprando e no final, o investidor vai receber o lucro ou prejuízo da valorização da cota.

Essa cota seria o investimento naquele fundo que vai subir ou descer conforme as operações daquele gestor.

Diferenças de investidor e trade

O investidor é aquela pessoa que não tem tempo de investir na bolsa diariamente. Compra ações a longo prazo para um investimento futuro. Já o trade, é o contrário, tem tempo para fazer operações na bolsa de valores a qualquer momento.

Conta de demonstração

A conta de demonstração vai ajudar o investidor iniciante. Ela mostra quanto ele iria ganhar. O investidor pode comprar ou vender nessa conta, pois não é dinheiro de verdade, são virtuais e fictícios, é um sistema de simulação, seria um teste para o investidor começar a entender como funciona o mercado de ações.

Dicas para quem está começando agora

O mercado de ações de renda variável é um mercado muito difícil, mas é possível ser utilizado da forma que o investidor achar melhor e necessariamente, a pessoa não precisa ficar o dia todo na internet, acompanhando a bolsa de valores.

A não ser os trades, que são pessoas que disponibilizam de tempo para acompanhar as movimentações desse mercado, comprando e vendendo ações sozinhos ou em uma sala de chat.

O investidor pode operar através do celular usando sua plataforma Home Brocker, disponibilizada pela corretora onde o investidor tem cadastro no caso de não ter tempo para acompanhar a bolsa.

Um cuidado importante é ter contato com alguém que trabalhe na bolsa para adquirir confiança, ou seja, identifique-se com um investidor para lá na frente, você ter autonomia de escolha para fazer novas parcerias com outras pessoas na questão aprendizado do mercado de ações.

A idéia principal, é aprender gradativamente sobre bolsa com outras pessoas. Sempre anote todas as operações realizadas, acompanhando a bolsa durante a semana em um momento que você esteja livre.

O acompanhamento será através da plataforma Home Bocker, a mesma que a corretora onde você se cadastrou tem acesso.

Facebook Comments

Sobre Osmar Lopes

Osmar Lopes
Osmar Lopes, atualmente CEO na empresa o Rei das Alianças, criou o blog O Sócio com o desejo de compartilhar experiências vitoriosas sobre como transformar um negócio praticamente falido em sucesso absoluto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *