dom/02/24

Como investir na bolsa de valores com segurança

Unir análise de investimento com análise gráfica é a melhor estratégia para investir na bolsa com segurança

A dinâmica do setor financeiro, certamente gira em torno de regras e metas pré-estabelecidas, para chegar em dados exatos a fim de conseguir margem de lucro satisfatória a curto ou longo prazo no investimento de um ativo.

Apresento dois métodos que são essenciais para estabelecer o parâmetro das negociações bem como estabelecer lucros futuros com seu candle diário fechando em alta que são a análise de investimento e a análise gráfica.

A analise técnica e fundamentalista possuem cálculos definidos e singulares em seu contexto, mas que podem sim, trabalhar juntos para uma negociação de sucesso.

Por mais que uma boa parte de traders, compradores e investidores “torçam o nariz” para essa união, as vantagens dessa parceria podem gerar muitos dividendos com informações precisas e valiosas.

 

Identificando as análises

Antes de tudo, é preciso em resumo, saber como funciona análise técnica e fundamentalista, para montar uma boa estratégia e enfim, saber quais decisões tomar:

Análise de investimento

 A análise de investimento ou fundamentalista, nada mais é que:

  • Utilizar dados como receitas, lucros e despesas da empresa a ser investida, para logo depois, fazer a projeção.
  • A partir do momento em que ocorre a leitura dos indicadores do gráfico da bolsa através da análise gráfica, são tomadas as decisões de investimento.

A análise técnica ou análise gráfica, observa atentamente o comportamento do mercado de ações, concentra-se nas oscilações dos preços, verificando constantemente os indicadores, levando em consideração os efeitos causados quando há mudança na oferta bem como a demanda de ativos.

E o gráfico de ações, é onde está o histórico dos preços para visualizar estatísticas. Com todas essas ferramentas juntas, é possível ter a noção do destino dos preços, através das análises e linhas de tendência do gráfico de ações.

Falando o português coloquial, quero lembra-lo que não se deve colocar todos os ovos em uma única cestinha, tenha em mente que você deve separar um valor do seu fluxo de caixa para começar a operar na bolsa, nunca invista todo o seu capital.

Não é porque você acertou em uma ação que vai pegar amor por ela, você pode ser traído pelo seu primeiro amor, por este motivo é impreterível o conhecimento de análise de investimento ou fundamentalista.

Importantíssimo: O fluxo de caixa deve ser alinhado conforme o tempo, sendo colocado em uma planilha especifica de mercado de ações, o que facilitará o acompanhamento do seu desempenho (disponibilizaremos a planilha para quem fizer o curso com Osmar Lopes, mais detalhes abaixo).

Quando está sendo verificado a viabilidade financeira de um projeto de investimento a ser iniciado, o mais sensato e prudente é começar pela B3. O ambiente não será estranho aos seus olhos, pois o seu envolvimento será com várias empresas que conhece ou no mínimo, já ouviu falar.

 

Análise gráfica

Já a análise gráfica, estuda constantemente o comportamento do mercado financeiro, levando em conta indicadores no gráfico de ações bem como suas indicações.

O objetivo é conseguir encontrar um ponto de venda em meio as linhas de tendência, evitando o erro de abrir posição no lugar errado durante a análise gráfica.

Esta análise é baseada no sobe e desce dos valores das ondas no gráfico de ações. Serve para o investidor identificar as tendências do mercado e saber onde os preços podem chegar.

A diferença é que a análise de investimento observa a movimentação no mercado financeiro e suas causas enquanto que a análise gráfica estuda somente os efeitos que tem causado alterações na oferta como também a demanda de ativos.

Fusão de análise de investimentos e análise gráfica

Para unir análise de investimento com análise gráfica, em primeiro lugar, é necessário buscar ações de empresas que sejam consideradas atrativas, onde a geração de fluxo de caixa a longo prazo não traga prejuízos financeiros significativos e que esteja em constante crescimento favorável.

Em segundo lugar, busque selecionar ativos cujo o preço apresente valorização com perspectivas de crescimento futuro por um longo período.

É preciso ser levado em conta que esse ativo seja adequado ao perfil ou da sua empresa, trazendo lucro residual. É preciso ser cuidadoso e atento, observando a liquidez do projeto antes de fechar negociação.

Tome como base uma boa reflexão, voltando as regras básicas do conceito de investimento, fazendo com que sua leitura visual de toda a dinâmica, não fique confusa.

Foque principalmente no preço, que é a essência de tudo, usando as regras de linha de tendência, médias móveis e conceito de topos e fundos.

Se acaso você vender ações que subiram 100% mas não tem compradores, seus ganhos não terão se concretizado. E então, com toda a certeza, há possibilidade de precisar abrir mão de parte do rendimento para vender as ações novamente.

 

Variações de tendências

Quando a tendência é baixa na análise gráfica, o pensamento deve ser o mesmo: Analisar preço abaixo das médias, topos e fundos direcionais que mantém a tendência e voltar para os princípios básicos. Isso porque traçando uma linha de tendência, você consegue um cenário mais longo.

Um exemplo prático, é quando nos deparamos com uma situação onde o mercado vem trabalhando uma tendência baixa. É encontrado um ponto de suporte no gráfico de ações, que é testado várias vezes e quando o mercado rompe essa região no gráfico, ela mesma passa a oferecer, um nível de resistência.

O mesmo ponto que lá atrás, servia para suporte, agora serve como resistência. Além disso também podemos citar a observação dos movimentos mais longos e aproveitar oportunidades preciosas dos toques nas linhas de tendência.

Usando um simples padrão da análise gráfica que é unir mais de um fundo com uma linha de tendência, teremos a LTA, que significa Linha de Tendência de alta.Aqui é possível verificar justamente onde não devemos vender.

E quando é notado um ponto de alta para venda, exatamente nessa linha de tendência, isso deve ser bem trabalhado para colher lucros.

A princípio, a dica é dar um passo atrás para não considerar um ponto de venda onde está ocorrendo uma baixa no mercado. Investir nesse momento, talvez seja porque o acionista não esteja relacionando bem as periocidades gráficas.

Curso de análise gráfica é para quem quer deixar de ser sardinha e transformar-se em um tubarão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *