sex/09/23

Pensar fora da caixa: como conseguir?

Você sabe o que significa pensar fora da caixa? Com certeza, já deve ter ouvido muitos usarem esta frase. Mas e quanto a aplicação desse conceito em seu negócio?

Esse termo internacionalizado se refere a necessidade de sairmos da nossa zona de conforto para adotarmos um novo ponto de vista, um olhar diferenciado para as situações.

O ponto principal para isso está na audácia em sonhar e perseguir esses sonhos tão desejados. Pensar fora da caixa nada mais é do que buscar inovações e soluções diferentes para os problemas da sua empresa. Significa sair do óbvio, do lugar comum e abrir-se a experimentar alternativas novas e que, muitas vezes, fogem totalmente do convencional.

Um rápido olhar para a nova geração de empreendedores pode deixar uma impressão de que todos naturalmente já nasceram fora da caixa. Essa é apenas uma impressão.

A verdade é que muitos herdaram crenças, ideias e costumes arcaicos e conservadores que realmente limitam o avanço dos negócios. Portanto, pensar fora da caixa não é um modismo, mas uma necessidade para a sobrevivência e evolução da sua empresa.

Que tal vermos algumas formas para quem quer libertar a mente e alcançar lugares saudáveis para enxergar o próprio negócio sob uma nova ótica?

Esteja aberto para novidades

Um empreendedor dentro da caixa é aquele que só mantém o foco no próprio negócio, ignorando o mercado em torno de si. Esse comportamento é uma armadilha sagaz que bloqueia a inovação.

Procure estar por dentro do mercado, conhecendo outros profissionais e se abrindo até mesmo para conhecer negócios diferentes com problemas em comum.

Você pode encontrar resposta para as dificuldades que a sua empresa enfrenta ao analisar soluções de aplicadas por outros empreendimentos. Um bom empreendedor está sempre aberto e atento ao que novos universos podem oferecer.

Supere seus bloqueios mentais

Todo gestor precisa ser lidar com bloqueios mentais. O famoso “branco na mente” costuma acontecer em momentos onde a inovação é necessárias. Você procura uma forma de ser diferente e competitivo, mas não consegue pensar em uma forma criativa de se superar.

Pensar fora da caixa é uma tarefa tomada por esforço. Portanto, se você deseja vencer seus momentos onde falta criatividade, uma boa dica é tentar se distanciar psicologicamente da dificuldade.

Quando decidimos resolver os problemas como se eles pertencessem a outra pessoa, fica mais fácil encontrar soluções.

Não descarte novos desafios

Aceitar desafios é um conselho vital que todo empresário deveria seguir. Isso não tem nada a ver com o ato de colocar a empresa em risco. Trata-se de sair da zona de conforto e das respostas premeditadas e utilizadas por inúmeros empreendimentos. Vá atrás de um desafio!

Empresas que conseguem encantar e fidelizar seus clientes tiveram seus momentos de medo ao correr atrás de uma proposta nova. Você também pode ir além e propor novas soluções.

Pensar fora da caixa é sacudir os próprios padrões, repensar os processos e descobrir se é possível oferecer algo mais criativo e customizado. Busque conhecer o seu cliente para oferecer uma resposta feita especialmente para atender suas necessidades e objetivos.

Se você gostou desse artigo e se sente mais motivado a pensar fora da caixa, que tal visitar o nosso artigo e descobrir 4 razões para a elaboração de um plano de negócios?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *