seg/06/20

Vida pessoal e vida profissional. Você está fazendo isso certo?

Equilibrar a vida pessoal e vida profissional é um dos grandes problemas de quase todos os profissionais e empreendedores. Se você é funcionário e tem horário para entrar e sair, se organizar e se dedicar a família já é uma atividade difícil. Gerindo uma empresa, as coisas podem ficar ainda piores.

Se você empreende algum negócio terá que trabalhar muito mais do que os empregados. Sendo assim, se dividir entre vida pessoal e vida profissional pode ser muito mais complicado do que parece.

Por isso, no artigo de hoje, daremos algumas dicas para te ajudar a escapar dos problemas e vencer essa tarefa com maestria. Continue acompanhando.

Saiba qual é a hora certa para falar de trabalho

Evite falar de trabalho em ambientes sociais. Saber quando mencionar tarefas e atividades da empresa é importante para quem quer aprender a equilibrar as coisas.

Se for preciso, converse com seu cônjuge e combine que vocês não passarão o tempo falando do emprego, principalmente, se trabalharem juntos. O melhor lugar para comentar sobre o trabalho é na hora de trabalhar.

Organize sua vida pessoal

Nada de pensar em planejamento apenas para a empresa. Que tal traçar objetivos em sua vida pessoal? Você pode usar estratégias parecidas com aquelas utilizadas em um plano de marketing, decidindo pontos como o que vai fazer com a família, como planeja gastar o tempo, quais conquistas materiais quer obter, entre outros.

Pare de levar trabalho para casa

Mesmo que você esteja lotado de tarefas, levá-las para casa não te ajudará a encontrar soluções. Se o seu trabalho é desenvolvido no estilo home office ou freelancer, busque ter disciplina para elaborar programas saudáveis e cumpri-los.

Trabalhar em horário inapropriado pode ser o mesmo que resolver um problema e causar outro. Verifique os prazos e veja por qual motivo você está cheio de atividades pendentes. Essa pode ser uma maneira de rever a gestão do seu próprio tempo.

Evite perder tempo na hora de trabalhar

Inúmeras pessoas levam muito tempo para, de fato, se conectar às tarefas no ambiente de trabalho. O ato de não organizar o trabalho no dia anterior ou não ter uma listagem clara com as atividades que devem ser seguidas pode ser um grande estorvo para quem quer equilibrar vida pessoal e profissional. Aprenda a definir as prioridades do dia.

Ouça a reclamação dos outros

Quando começamos a nos entregar demasiadamente ao trabalho, não demora muito para que uma pessoa próxima reclame e aponte o quanto estamos nos dedicando para uma coisa e perdendo outra.

Ouvir a voz da realidade externa é essencial para refletir acerca de si mesmo de forma não egocêntrica. Assim, faça questão de pedir a opinião dos mais chegados.

Pergunte se eles acham que você está se entregando para o trabalho além do normal. Caso a resposta seja positiva, busque meios práticos de mudar a situação.

Equilibrar a vida pessoal e vida profissional é uma ação que exige consciência do problema e transformação comportamental. Na sua opinião, quais são os sinais de que uma pessoa está se dedicando demais ao trabalho? Queremos te ouvir!

Facebook Comments

Sobre Osmar Lopes

Osmar Lopes
Osmar Lopes, atualmente CEO na empresa o Rei das Alianças, criou o blog O Sócio com o desejo de compartilhar experiências vitoriosas sobre como transformar um negócio praticamente falido em sucesso absoluto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *