A fidelização de clientes é uma ferramenta essencial para qualquer empresa que busca se tornar referência e permanecer durante muito tempo no mercado. Mas apesar dessa verdade, muitos empreendedores dedicam tempo em prioridades erradas com olho voltado apenas para a captação de novos clientes.
Se você parar para observar, as companhias mais lucrativas do mundo, como Apple e Coca-Cola, mantém uma legião de fãs, sempre disposta a defender a marca. Isso acontece porque essas empresas investem em fidelizar quem já comprou.
E a boa notícia é que essa prática não está reservada apenas para as gigantes de mercado. Vamos entender mais sobre o assunto na prática?
Quais os 3 principais frutos da fidelização de clientes?
Reputação favorável
Clientes fidelizados são verdadeiros fãs da sua marca. Eles fazem a propaganda para você. Esse ponto positivo ganha grandes proporções nas mídias sociais, já que os internautas podem fazer comentários em páginas de avaliação, indicando os seus produtos e serviços.
Compras mais frequentes
A frequência de compras passa aumentar, pois a clientela acaba se identificando com o que a sua empresa oferece. Esse é o melhor caminho para quem deseja virar referência em um assunto. Com um investimento focado em ações fidelizadoras, você poderá criar um relacionamento com a freguesia, trabalhando para que eles voltem mais vezes.
Mais lucro
Já que a implementação de um programa de fidelização reduz os custos de aquisição de clientes e faz o cliente retornar, a margem de lucro consequentemente aumenta. Seu negócio passa a ser mais saudável e rentável.
5 dicas rápidas para você fidelizar seus clientes
Priorize a excelência de atendimento
Encare o atendimento como um dos seus maiores diferenciais, se não o maior. A concorrência pode reproduzir a maior parte das suas operações. No entanto, um bom atendimento não é tão fácil de se copiar. Tampouco um vendedor excelente no que faz. Se você tiver isso como destaque, terá mais chances de se tornar a preferência.
Ouça o cliente
Fique atento às críticas e sugestões recebidas, pois isso abrirá portas para que os cientes se sintam ouvidos e satisfeitos. O feedback da freguesia é imprescindível para balizar tanto o atendimento quanto todo o fluxo de trabalho. Sendo assim, invista em estratégias para ouvir e mostrar o quanto sua empresa está aberta para conversar.
Mire no cliente certo
Tentar abraçar o mundo será um grande desperdício de tempo, dinheiro e energias. A fidelização de clientes está ligada à boa mira no público certo. Portanto, direcione as suas táticas para as pessoas que realmente tem a ver com a sua marca, buscando conhecer a jornada de compra desse perfil específico.
Saiba quando dizer não
Quem pensa que a satisfação e o sucesso do cliente depende de quantas vocês a empresa vai dizer sim para as sugestões recebidas está muito enganado. Saber como e quando dizer não é muito importante para a construção desse relacionamento entre marca e cliente.
Não é sempre que as soluções apontadas pela clientela são as mais eficientes. Cabe a você descobrir a melhor forma de mediar esse contato e manter os objetivos do empreendimento em primeiro lugar.
Gostou de saber mais sobre a fidelização de clientes? Então agora confira o nosso artigo com dicas que aumentarão o seu poder de negociação.