seg/06/20

Qual é o papel do vendedor no processo de vendas?

Você já parou para pensar no quanto o processo de vendas e compra, física ou por telefone, está diretamente ligado ao papel do vendedor? Esse profissional costuma ser responsável por participar experiência da pessoa que está prestes a tomar uma decisão. Por isso, se agir de forma profissional, ele poderá garantir boa parte no sucesso de um empreendimento.

Você se lembra da última vez que saiu de casa determinado a comprar algo, mas essa compra não se concretizou? Existem inúmeras razões pelo qual as vendas que programamos não se cumprem. Você já percebeu que quando uma venda não se realiza as duas partes se frustram? Tanto o vendedor quanto o cliente?

Em diversas vezes, a compra não é concretizada pelo fato de não haver um bom vendedor. Estamos falando do profissional que tem poder de negociação, induz o cliente a realizar a compra e, se puder, até mesmo convencê-lo a levar mais do que o planejado.

Por isso, no post de hoje, vamos abordar um pouco mais do que é preciso para vender bem e qual a importância dessa ocupação no sucesso de um negócio. Vamos lá?

Características importantes no papel do vendedor

O vendedor precisa ter ousadia, persistir e insistir dentro do limite, para não atrair uma reação contrária, fazendo com que o cliente não deseje retornar.

Ele também deve se mostrar sempre útil. Uma boa dica é destacar os diferenciais do produto ou da empresa, mostrando que há diversas maneiras de pagamentos ou que o menor preço se encontra no estabelecimento determinado, por exemplo.

Como se tornar um melhor vendedor

Se você empreende, mas busca entender melhor o processo de vendas, saiba que é possível moldar o caráter e o comportamento das pessoas, desde que elas estejam realmente interessadas em trabalhar na direção da melhoria contínua.

Se você quer se tornar um ótimo vendedor, deve cultivar hábitos de vendas, preocupando-se em desenvolver habilidades e comportamentos.

A seguir, vamos listar as duas dicas mais importantes para que você se destaque nessa posição ou cobre dos responsáveis pela venda em seu negócio. Com o desenvolvimento e domínio desses dois conselhos, você elevará o padrão de vendas de forma significante!

Invista em aperfeiçoamento

É comum observarmos casos em que empreendedores são péssimos vendedores. Para reverter esse quadro, é necessário investir em aperfeiçoamento técnico.

Tanto vendedores inexperientes quanto aqueles com mais experiência necessitam passar por treinamentos, cursos e especialização, mantendo-se sempre atualizados. A satisfação do cliente é mais importante e o papel do vendedor é buscar excelência em seu trabalho, tornando-o cada vez melhor.

Tenha um modelo mental positivo

Quando acontece algo bom ou ruim, o que você diz a si mesmo? Olhe para as coisas e tente tirar o melhor de cada lição, de cada acontecimento, de cada oportunidade. É assim que um líder deve se comportar.

Lembre-se, que só os melhores e mais fortes, vencem! Como Roger Stankewski citava, o melhor vendedor do mundo é o cliente satisfeito, pois ele mesmo promove sua marca sem cobrar comissão.

Gostou de entender melhor sobre o papel de um vendedor? Então siga nossa conta no Instagram e continue acompanhando nossas dicas.

Facebook Comments

Sobre Osmar Lopes

Osmar Lopes
Osmar Lopes, atualmente CEO na empresa o Rei das Alianças, criou o blog O Sócio com o desejo de compartilhar experiências vitoriosas sobre como transformar um negócio praticamente falido em sucesso absoluto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *