seg/11/19
Notícias de Última Hora

Dicas para melhorar o poder da negociação

O poder da negociação é um dos temas mais abordados em universidades e empresas há décadas. Com o passar dos tempos, as negociações ficam cada vez mais sérias e planejadas.

Quem quer aprender a diligenciar deve ser um bom observador do comportamento alheio, sendo sempre capaz de manter um estado normalizado ao receber uma notícia desfavorável.

Mas, afinal, o que é ser um bom negociador? Veremos mais sobre esse assunto no post de hoje. Vamos lá?

O que é negociar, de fato?

A negociação é um processo em que duas os mais partes mantém um interesse comum (ou antagônico) e decidem conversar sobre propostas explícitas para chegar em um acordo.

As técnicas adequadas pode aperfeiçoar esse trâmite. Nesse caso, tudo depende da linguagem empregada, assim como as abordagens e comportamento do negociante, usando, por exemplo, uma linguagem reativa por uma pró-ativa, em busca de obter melhores resultados.

Como melhorar o poder da negociação?

Se você enfrenta situações no cotidiano da sua empresa onde saber como barganhar é uma característica necessária, daremos algumas dicas para que você se saia bem nessa tarefa..

Não se entregue facilmente

Se você deseja manter o poder da negociação em suas mãos, nada de se entregar. Essa é a diferença entre as pessoas que fazem e acontecem: elas não aceitam qualquer resposta e não se permitem ficar paradas.

Tenha uma postura diferente. Vá atrás de alternativas. Pense sobre uma forma de apresentar, convencer, persuadir, mostrar o seu ponto de vista. Quando você diz que não tem jeito, é fim de jogo.

Entenda que você pode

Não se imponha limites depreciativos. Confie em seus argumentos e objetivos, mesmo diante de ameaças. Em vez de dizer que não pode, que tal experimentar fazer? Busque aprender o que você necessita para conseguir o que quer.

Tenha força de vontade

Ver suas conquistas como obrigações é um peso. O ideal é que você não se sinta forçado a atingir um resultado, mas pensar algo do tipo: “Eu quero fazer isso, eu quero ter esse resultado”.

O querer é um desejo, uma emoção positiva, tem significado para você, diferente de ter uma obrigação vinculada a regras externas e crenças adestradoras. Disponha-se com vontade e encontre o que faz sentido para você e assim, conseguirá realizar a atividade que provavelmente esteja protelando.

Não posso fazer nada em relação a isso

Muitas vezes, durante a negociação, a conversa pode chegar a um ponto estressante, de incômodo contínuo. Nesse momento, é importante saber como continuar jogando e buscar uma alternativa.

Não desista facilmente. Ao invés disso, tente abrir mais a mente e procurar uma solução,  reunindo forças para se manter empenhado em atingir seu objetivo com a conversa.

Se você conseguir seguir essas dicas práticas, encontrará mais facilidade na hora de fazer um negócio. Traçar metas claras e alcançáveis é muito importante para quem deseja negociar, assim como prever um espaço para que você possa ceder.

Nunca pressione demais sem oferecer algo em troca. Lembre-se que o poder de negociação vem com a prática. Por isso, busque começar com pequenas barganhas até atingir níveis maiores. Aproveite para visitar nosso artigo e descobrir quais as principais características de um empreendedor!

Facebook Comments

Sobre Osmar Lopes

Osmar Lopes
Osmar Lopes, atualmente CEO na empresa o Rei das Alianças, criou o blog O Sócio com o desejo de compartilhar experiências vitoriosas sobre como transformar um negócio praticamente falido em sucesso absoluto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *