qui/05/20
como saber se uma ideia de negócio é boa

Veja como saber se uma ideia de negócio é boa

Muitos empreendedores acreditam que ideias geniais são o melhor caminho para um empreendimento bem sucedido. Essa forma de enxergar a trilha do triunfo aumenta o número de interessados em como saber se uma ideia de negócio é boa.

Quem já tem tempo na estrada corporativa, gerenciando empresas, pode até ter facilidade com esse tipo de tarefas. No entanto, para a outra grande parte de iniciantes, os desafios podem ser duvidosos e cruéis. Encarar uma ideia  como um negócio promissor exige conhecimento e disciplina, deixando a emoção de lado e agindo de forma profissional.

Afinal de contas, ter a consciência de que uma ideia é boa não vai fazê-lo bem sucedido. Se você quer realmente saber o que pode te ajudar a alavancar o seu negócio, continue acompanhando as dicas deste artigo.

Faça uma análise explanatória

Para começar, boas ideias podem virar negócios incríveis quando práticas de gestão são consideradas. A primeira etapa é fazer uma espécie de análise exploratória. Você vai precisar trabalhar em uma pesquisa aprofundada quanto a forma que o mercado reproduz a sua ideia ou se aproxima dela.

O ideal é que você pense em uma demanda latente, reforçando uma necessidade do consumidor que não está sendo suprida. Quanto mais exclusiva for a ideia maiores serão as chances de sucesso. Mas para isso, você precisará analisar as indústrias e o perfil do público que você deseja atingir. Em alguns casos, contar com pesquisas de mercado pode ser a perfeita alternativa, assim como os testes de laboratório.

 

Não guarde a ideia a sete chaves

Como saber se uma ideia de negócio é boa? Basta receber a reação que acompanha a famosa pergunta “como não pensaram nisto antes?”. No entanto, antes de chegar nesse estágio, existem inúmeras questões a serem analisadas minuciosamente.

Nos primeiros passos, empreendedores têm medo de que alguém roube suas ideias e acabam escondendo o jogo. Esse comportamento reflete imaturidade. É justamente a exposição do conceito que permite a coleta de informações fundamentais para desenvolvimento do projeto.

Quer testar o que você pensou? Compartilhe com pessoas experientes no setor que você pretende atuar. Esteja pronto para ouvir feedbacks e solucionar as dificuldades apontadas

Planeje a implantação

Você sabia que uma mesma ideia pode fracassar ou prosperar? Tudo vai depender da visão do administrador na hora de planejar a implantação do projeto.

Crie um plano de ação consistente tendo em mente que a sua oportunidade precisa ser rentável e expansiva em um prazo determinado. Ao planejar os passos para colocar tudo em prática, você terá maiores chances de se desapegar da ideia original.

Por sua vez, esse passo é extremamente importante, pois a flexibilidade para mudar, adaptar ou até reinventar os primeiros projetos pode ser um fator decisivo para o êxito. Em vez de focar na ideia, mantenha os olhos na oportunidade, e saiba como aproveitá-la

Agora que você tirou suas dúvidas sobre como saber se uma ideia de negócio é boa, que tal conferir os nossos passos para mandar embora, de uma vez por todas, o seu medo de empreender?

Facebook Comments

Sobre Osmar Lopes

Osmar Lopes
Osmar Lopes, atualmente CEO na empresa o Rei das Alianças, criou o blog O Sócio com o desejo de compartilhar experiências vitoriosas sobre como transformar um negócio praticamente falido em sucesso absoluto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *