seg/11/19
Notícias de Última Hora

Encontrar sócio: conselhos para quem procura parceria no empreendimento

Encontrar sócio com garra para permanecer engajado nos os altos e baixos da empresa está longe de ser uma busca fácil, não é mesmo? Alguns empreendedores enxergam a sociedade como algo desnecessário. Outros, visualizam o negócio com olhos de águia, e estratégia. A verdade é que para iniciar uma sociedade, é preciso estabelecer critérios imutáveis antes de tomar decisões finais.

Pode ser que você encontre as melhores pessoas em seu raio de alcance e, ainda assim, isso não será suficiente. Você e seu sócio precisam de 100% de alinhamento a cerca do barco ao qual estão prestes a entrar. Se precisa de conselhos para tal, acompanhe este post.

Defina o sócio que você quer encontrar

Antes de ir à procura, você precisa saber qual demanda da sua empresa precisa ser suprida com a participação de um sócio. Em suma, há basicamente três tipos de sócios:

  • o investidor: aquele que tem dinheiro para aplicar no empreendimento para que ele funcione até gerar caixa;
  • o co-founder: aquele que será o parceiro de todas as horas, dividindo com você o peso de fundador;
  • o talento profissional: aquele que reúne competências específicas para fazer com que o seu negócio cresça.

Lembre-se que o ato de encontrar sócio não é uma tarefa com um menu. Como um bom líder, você vai precisar se movimentar para encontrar a pessoa certa.

Saiba o que você vai oferecer

Já sabe o que precisa? Então agora é hora de entender o que você poderá oferecer na proposta de sociedade. Se precisa de ajuda para desvendar esse quesito, reflita sobre as seguintes perguntas:

  • Qual será o seu papel e qual será o papel da pessoa?
  • O que você espera receber em troca?
  • Qual o seu nível de expectativa com essa entrega?
  • Qual o nível de profundidade entre a relação de vocês?
  • Qual a lacuna que o sócio preencherá?
  • Como a empresa poderá lucrar com isso?

Estabeleça a participação de cada sócio

Dependendo da configuração da empresa, a participação do sócio poderá mudar. Apesar do tempo de sociedade também interferir nesse item, a verdade é que quanto mais equilibrado o captable entre os sócios, melhor.

Captables com sócios controladores demais costumam gerar má impressão para investidores. Se você detém, por exemplo, 80% do negócio, seu modelo de negócio poderá ser notado como arriscado, já que os sócios minoritários tenderão a perder a motivação e o poder de decisão na companhia.

Uma solução que costumo indicar em minha consultoria é o contrato de vesting. Nele, você decide passar um tempo com a pessoa e definir a porcentagem que ela receberá no período determinado. Caso ela saia antes do combinado, o acordo poderá ser automaticamente desfeito.

Procure por perto

Não é uma regra, mas na maioria dos casos, seu futuro sócio pertence ao seu círculo de amigos e conhecidos. Pense nas pessoas que já te ouvem, aconselham, ajudam ou se mostram dispostas a comprar sua ideia.

Quem sabe não há alguém por perto com os conhecimentos específicos que você procura? Ou então, talvez exista um amigo que poderá te indicar a pessoa certa.

Outro bom conselho é procurar fazer parte de eventos da área em busca de se conectar com pessoas que compartilham dos mesmos valores e ideias que você.

Faça amigos, converse sobre a sua ideia e observe o nível de confiança entre os novos vínculos. A resposta que você precisa pode estar a poucos passos de distância. Basta você se mover.

E aí? Se sente mais seguro para encontrar seu sócio? Já parou pra pensar que aquele seu funcionário bem preparado pode ser o futuro sócio da sua empresa? Quer saber se vale a pena? Então confere este outro artigo que fiz sobre esse assunto.

Facebook Comments

Sobre Osmar Lopes

Osmar Lopes
Osmar Lopes, atualmente CEO na empresa o Rei das Alianças, criou o blog O Sócio com o desejo de compartilhar experiências vitoriosas sobre como transformar um negócio praticamente falido em sucesso absoluto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *