qui/05/20
Mercado de franquias 2018

Mercado de franquias 2018: vale a pena?

As previsões do final de 2017 sobre o mercado de franquias foram bastante otimistas. Conforme os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o modelo conhecido internacionalmente como franchising deve vivenciar um aumento em até 10% no faturamento em 2018, dando continuidade ao padrão de crescimento.

No ano anterior, os registros de crescimento chegaram a 8%, o que supera as expectativas de um país que começa a respirar depois de um aperto financeiro geral. O resultado positivo juntou um faturamento de 163 bilhões de reais, chamando a atenção de muita gente.

Se você quer saber se essa é uma opção que vale a pena, preparamos um artigo prático e dinâmico. Vamos falar das tendências mais promissoras?

Como observar as tendências no mercado de franquias 2018?

O mapeamento das tendências é um exercício pra lá de interessante que precisa ser tomado com cuidado. Identificar o que promete movimentar o mercado é interessante para o planejamento de um empresário. No entanto, a tendência pode ser apenas uma moda passageira que, como qualquer outra, vai passar.

Neste artigo, comentaremos sobre as principais mega tendências da atualidade, baseadas em dados estatísticos. A ideia é que você saiba o que montar em 2018. Daí em diante, você poderá partir para uma pesquisa mais aprofundada de franquias nas áreas que mais chamarem sua atenção. Continue lendo para conhecer as maiores promessas desse mercado.

Mercado de franquias 2018: o que é promissor?

Você sabia que no universo das franquias, em terreno brasileiro, o setor que mais cresceu no final de 2017 foi o segmento de Entretenimento e Lazer. Segundo a ABF, o faturamento foi de 13,1%. Logo em seguida ficou a área de Comunicação, Informática e Eletrônicos, registrando um aumento de 12,7%.

Quem também tem bastante força no país é o mercado de beleza. Por conta da constância em resultados positivos, pensar em franquias de estética pode ser uma ótima opção. Marcas que oferecem serviços de design de sobrancelhas, cosméticos orgânicos, alongamento de cílios e até mesmo cuidados masculinos estão chamando a atenção. São várias franquias de sucesso desse tipo.

Outro segmento que segue firme e forte na lista de tendências é o ramo de alimentação saudável devido ao potencial evidente. Investidores precisam olhar com cuidado para o aumento na demanda por alimentos naturais, com menos calorias ou direcionados para consumidores seletos (por exemplo, sem glúten ou vegano).

Outro segmento que tem um crescimento constante é o pet, especialmente os pet shops. Segundo dados da Abinpet, em 2016 o faturamento do setor foi de 18, 9 bilhões de reais, e cada vez mais as pessoas têm buscado animais de estimação”, lembra Carlos.

Redes que oferecem atendimento veterinário, venda de produtos para animais e serviços estéticos nesse sentido também prospera. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, o setor faturou 18, 9 bilhões de reais em 2016. O crescimento vem sendo gradativo.

Como escolher a franquia certa?

O mercado de franchising é recheado com alternativas para todos os gostos. Com tantas opções, é preciso ficar atento para não entrar em furada.

Um bom investidor não pode se manter apenas no capital de investimento necessário, mas analisar tudo o que for possível.

Por mais que as tendências pincelem o que está em alta, vale mais a pena investir em um mercado do seu interesse. Uma vez que a escolha foi previamente feita, não deixe de fazer uma avalização minuciosa sobre a marca.

Descubra se ela repassa os ganhos e oferece suporte de forma profissional. Se possível busque conversar com franqueados da marca garantindo pontos de vista reais.

E agora? Que tal ir além do mercado de franquias 2018 e aprender as melhores estratégias para pensar fora da caixa?

Facebook Comments

Sobre Osmar Lopes

Osmar Lopes
Osmar Lopes, atualmente CEO na empresa o Rei das Alianças, criou o blog O Sócio com o desejo de compartilhar experiências vitoriosas sobre como transformar um negócio praticamente falido em sucesso absoluto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *