seg/11/19
Notícias de Última Hora
poupar para a velhice

Quando é o momento de poupar para a velhice?

Viver esperando no que a vida vai dar não parece ser uma boa postura para quem quer passar pela terceira idade com segurança. A verdade é que a gente começa a envelhecer desde quando nascemos. Isso significa que nosso posicionamento agora vai influenciar na qualidade de vida do futuro. Portanto, é importante poupar para velhice o quanto antes possível.

Já parou para pensar que a terceira idade pode ser um momento incrível para curtir sem se preocupar com filhos ou trabalho? Quem acertar nas decisões hoje, viverá esse ciclo com muito mais prazer e tranquilidade. Acompanhe este artigo para saber como.

O dinheiro da Previdência não é tudo

Quando falamos em poupar para a velhice, já se pensa no dinheiro da Previdência, não é mesmo? No entanto, aconselho ter cuidado e não confiar exclusivamente no sistema previdenciário.

Uma pesquisa recente da Anbima mostrou que 56% dos brasileiros contarão apenas com o sustento da Previdência para a aposentadoria. O ideal seria que a maioria das pessoas se garantisse mais na poupança privada, sem contar somente com o INSS. Sua reserva financeira vai proporcionar muito mais paz, não só para a fase da aposentadoria, mas ao longo da vida.

A hora de poupar para a velhice

O melhor momento para dar os primeiros passos no planejamento da estabilidade financeira futura é enquanto você é jovem. Isso mesmo. Quanto antes o seu patrimônio pessoal for construído, maiores serão as chances de conforto durante a terceira idade.

A formação e manutenção do patrimônio a longo prazo garante uma certa tranquilidade na fase em que as despesas com saúde aumentam. Há diversas vantagens para quem poupa gradualmente, como a tranquilidade para lidar com o aumento das despesas com saúde e o acesso a turismo e bens de consumo que trarão alegria em plena terceira idade. Está pensando em COMO guardar dinheiro? Vou te dar algumas dicas no próximo tópico.

As melhores maneiras de poupar para a velhice

Aí estão algumas vantagens e desvantagens das formas mais populares e eficientes de investimento no mercado. Confira a seguir:

Poupança

Pontos positivos: Você não precisa de muito para investir. Pode aplicar menos de R$50,00 e ganha isenção de IR.
Pontos negativos: A rentabilidade não é das melhores e só é calculada no aniversário da poupança. Fora os famosos riscos do banco.

CDB

Pontos positivos: Aqui a rentabilidade é superior ao CDI. Além disso, há a possibilidade de garantir liquidez diária, FGC e seleção do tipo de remuneração (pré ou pós fixada).
Pontos negativos: Você também terá que lidar com o risco do banco. O IR fica entre 15% a 22,5%.

Títulos Públicos

Pontos positivos: Você se torna credor do Governo Brasileiro, investindo com um valor acessível.
Pontos negativos: Sem auxílio profissional para a seleção dos títulos, os clientes acabam perdendo grana no resgate antecipado.

Fundos de Investimentos

Pontos positivos: Aqui você pode contar com um gestor para administrar os investimentos. Isso abre caminho, por exemplo, para a compra de ativos variados que o investidor dificilmente consegue fazer por si só.
Pontos negativos: Come-cotas.

Fundos de Previdência

Pontos positivos: São várias as vantagens, como um investimento livre de efeito come-cotas e de inventário, com a possibilidade de transformar os recursos em renda, diferimento fiscal e portabilidade de recursos entre entidades sem precisar pagar IR.
Pontos negativos: Pretende resgatar em menos de 10 anos? Melhor procurar outro investimento.

Ações

Pontos positivos: Você pode ser sócio de companhias consolidadas, recebendo dividendos.
Pontos negativos: Alta volatilidade.

E aí? Animado pra começar a poupar para a velhice? Que tal aproveitar para visitar meu artigo com o essencial que você precisa saber sobre o IRPF?

Facebook Comments

Sobre Osmar Lopes

Osmar Lopes
Osmar Lopes, atualmente CEO na empresa o Rei das Alianças, criou o blog O Sócio com o desejo de compartilhar experiências vitoriosas sobre como transformar um negócio praticamente falido em sucesso absoluto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *