seg/06/20

Deu errado? Saiba lidar com o fracasso em empreendimento

Manter um negócio de sucesso é muito difícil. É comum que muitas empresas no Brasil não cheguem aos cinco anos de vida. No entanto, isso não significa que você deva ter medo de fracassar. Aliás, lidar com o fracasso em empreendimento deve ser uma expertise de todo líder.

Já falei algumas vezes aqui no blog que é as crises são oportunidades de aprendizado. Mas hoje, vamos falar sobre como transformar o momento do fracasso em uma alavanca para a próxima empreitada.

Lidar com o fracasso em empreendimento não é nada fácil. Está pronto para polir sua ideia de negócio e continuar arriscando? Então nada de se prender e se limitar. Acompanhe minhas dicas a seguir:

Regule suas emoções

Não importa o tamanho do seu fracasso, se você se mantiver emocionalmente desequilibrado, será impossível se reerguer. Se acalme, seja receoso com as próximas etapas e vá com calma.

O importante agora é ter cuidado para não cometer os mesmos erros. Se não é a primeira vez que você errou, não fique pra baixo. Planeje melhor e diminua os riscos.

Nada de ligar o fracasso do negócio à sua identidade. Não é porque você não encontrou a estratégia certa que você é uma pessoa fracassada. Aprenda a separar a vida pessoal da vida profissional para não ter a autoestima prejudicada.

Amplie seu conhecimento

Agora que você precisa buscar inspiração para o novo negócio, aproveite para se capacitar. Muitos líderes acham que já carregam uma bagagem incrível e suficiente. Isso pode ser um grave erro.

Comece a pensar na possibilidade de investir em coisas novas, buscando um fator que diferencie o seu empreendimento dos demais. Você pode correr atrás de cursos, palestras, etc.

Não crie um fracasso de estimação

Remoer as causas do fracasso mudará o que já aconteceu? Não. Essa atitude vai fazer com que você fique preso em um estado emocional, impedindo que você siga adiante.

Se não pode mudar o passado, lembre-se que o futuro pode ser moldado. Seja rápido ao tomar um novo passo. Faça o que for possível para deixar o fracasso para trás e para longe.

Esteja disposto a se reinventar

Deu errado? As chances de solucionar o problema se esgotaram? Tudo bem. Acontece! Vamos para outra aventura. É hora de se reinventar.

Todo problema pode fornecer experiência. Analise com calma aquilo que você aprendeu, repense e esteja disposto a se reinventar. Se você quer surgir ainda mais forte, precisa olhar para o fracasso com pontos de vista diferentes. Aproveite para olhar para as demandas do mercado com mais atenção, procurando as brechas para ideias inovadoras.

Busque um mentor

Nessas horas, um conselheiro tem um papel muito importante na sua jornada de aprendizado. É importante ter por perto alguém que possa instruí-lo e enxergar os pontos que você não pode ver.

Essa pessoa pode ser um coach, um gestor com mais experiência ou um profissional com quem você consiga trocar experiências.

Dúvidas e dilemas precisam ser encarados e debatidos. Além disso, como empresário, você precisa de alguém para ajudar em seu amadurecimento profissional. Aposte nisso e você verá a diferença.

Lidar com o fracasso em empreendimento pode ser a tarefa mais complicada da sua vida como administrador de empresas. Mas eu tenho certeza que essas dicas podem ajudar você em sua superação.

Se precisar de alguma ajuda, faça contato e descubra como posso ajudar no processo de aconselhamento. Até a próxima!

Facebook Comments

Sobre Osmar Lopes

Osmar Lopes
Osmar Lopes, atualmente CEO na empresa o Rei das Alianças, criou o blog O Sócio com o desejo de compartilhar experiências vitoriosas sobre como transformar um negócio praticamente falido em sucesso absoluto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *