seg/11/19
Notícias de Última Hora

Produzir orgânicos é o negócio do momento?

A tendência é mundial. Produzir orgânicos nunca foi tão rentável como agora. E isso porque a demanda pela produção de alimentos livre de agrotóxicos é cada vez mais pulsante entre a população, que busca sustentabilidade.

A oferta tem despertado as grandes redes de supermercado, como o Carrefour  que recentemente anunciou um aumento de 85% de produtos orgânicos em suas lojas ainda em 2019.

O grupo espera que as vendas de orgânicos cheguem à marca de R$ 500 milhões até 2022, e anunciou estar à procura de fornecedores locais.

Mas como falei, a procura não é apenas do Carrefour, e sim, uma das maiores tendências atuais que veio para se estabelecer aparentemente durante longos anos. Quer entrar nessa?

Características da produção de orgânicos

Se você tem algum interesse em produzir orgânicos, precisa saber bem o que caracteriza essa produção. Em primeiro lugar, é preciso saber que esse tipo de produtos otimiza o uso de recursos e energias não renováveis. Assim, garante a sustentabilidade ambiental, econômica e social.

O produtor que opta por seguir normas e princípios terá, consequentemente:

  • alimentos saudáveis;
  • meio ambiente preservado;
  • trabalhadores respeitados e com justas condições de trabalho.

Como produzir alimentos orgânicos

A produção de alimentos orgânicos começa com um plano de ações. Ele deverá ter o objetivo de ajudar o produtor a se manter no caminho para a sustentabilidade.

Você deverá definir qual tipo de alimento orgânico será produzido. Para tal, pesquise em sua região quais são as maiores necessidades do mercado.

Definido isso, as pesquisas não podem parar. Você precisará obter todo o conhecimento possível quanto à estrutura e o material necessário para o início da atividade.

A produção orgânica requer um manejo cuidadoso, se adaptando melhor em pequenas propriedades. Na hora de contratar profissionais, lembre-se de priorizar aqueles com real vontade de trabalhar, e que tenham afinidade com a sua causa.

Outra dica é entender que tudo tem o seu tempo para dar certo. Por isso, mantenha a disposição e a disciplina em sua produção e ideal.

Como conseguir ajuda

Se a ideia de produzir orgânicos é muito nova para você, é fundamental que você estude sobre o assunto. O Guia do Produtor Orgânico, organizado pelo Sebrae/RJ, é uma boa dica de por onde começar.

Esse ebook abrirá sua visão sobre a produção alimentícia ecológica. Ele é uma espécie de guia elaborado para nortear o trabalho do produtor, oferecendo dados importantes, ensinando sobre agricultura ecológica e seus sistemas de produção.

Além disso, a publicação também traz informações sobre:

  • práticas de produção vegetal;
  • criação de animais;
  • cuidados com a água;
  • selos de qualidade;
  • processos de certificação.

Como vender os seus alimentos orgânicos

Há vários modos de vender alimentos orgânicos. O importante é que você faça uma escolha ligada à sua afinidade. Vou te apresentar as 3 mais comuns.

1. Loja física de produtos orgânicos

Ao montar uma loja de produtos orgânicos você tem boas chances de lucrar com a própria produção, até mesmo ampliando o catálogo de produtos.

Se você puder investir em uma estrutura eficiente, a demanda de pessoas em busca de alimentos orgânicos pode encontrar você.

2. E-commerce de produtos orgânicos

Se não tem grana para investir em uma loja física, você pode montar uma loja virtual. Você pode faturar muito bem, mas será preciso ter uma marca comunicativa, um site organizado, produtos de qualidade e um sistema de entregas eficiente.

3. Fornecimento de produtos orgânicos

Comecei este artigo falando sobre a demanda de fornecedores e encerro encorajando você a se tornar um. Existe mercado para quem entende a causa sustentável e tem vontade de trabalhar com o respeito que esse tipo de produção exige.

Liste possíveis parceiros e seja cara de pau. Entre em contato oferecendo seus produtos de forma profissional, explicando seu processo de produção e oferecendo demonstração dos produtos.

Se animou com a possibilidade fornecer para empresas grandes? Então aproveita para conferir meu artigo sobre como ser bem sucedido nesse tipo de entrega.

Facebook Comments

Sobre Osmar Lopes

Osmar Lopes
Osmar Lopes, atualmente CEO na empresa o Rei das Alianças, criou o blog O Sócio com o desejo de compartilhar experiências vitoriosas sobre como transformar um negócio praticamente falido em sucesso absoluto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *